Home
História da Quadrangular
Cultos on-line
Pedidos de oração
Diaconato
Louvor e adoração
Estudos Bíblicos
Galeria Fotos

Radio Ieqpalmira

Facebook

Fale conosco

Em memória Pr. Jonas da Lapa

Localização



Cultos On-line - Texto

Conselhos para ser alguém próspero

2 Timoteo 1:6-14

“6 Por cujo motivo te lembro que despertes o dom de Deus que existe em ti pela imposição das minhas mãos.
7 Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação.
8 Portanto, não te envergonhes do testemunho de nosso Senhor, nem de mim, que sou prisioneiro seu; antes participa das aflições do evangelho segundo o poder de Deus,
9 Que nos salvou, e chamou com uma santa vocação; não segundo as nossas obras, mas segundo o seu próprio propósito e graça que nos foi dada em Cristo Jesus antes dos tempos dos séculos;
10 E que é manifesta agora pela aparição de nosso Salvador Jesus Cristo, o qual aboliu a morte, e trouxe à luz a vida e a incorrupção pelo evangelho;
11 Para o que fui constituído pregador, e apóstolo, e doutor dos gentios.
12 Por cuja causa padeço também isto, mas não me envergonho; porque eu sei em quem tenho crido, e estou certo de que é poderoso para guardar o meu depósito até àquele dia.
13 Conserva o modelo das sãs palavras que de mim tens ouvido, na fé e no amor que há em Cristo Jesus.
14 Guarda o bom depósito pelo Espírito Santo que habita em nós.”

Você já ouviu alguém dizer: “Porque as coisas não dão certo para mim?”; “Por que o que faço não vai para frente”?
Você também já se expressou assim?
Tem pessoas que acham que o diabo se levanta para impedir suas bênçãos.
Você quer ser uma pessoa bem sucedida? Então aprenda com a palavra de Deus:
"Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido." Josué 1:8
A tua igreja tem doutrina?
Doutrina  - conjunto coerente de ideias fundamentais a serem transmitidas e ensinadas.
Podemos ouvir pessoas dizendo: “Deus está me provando.”
Como Deus pode te provar daquilo que você não leu não estudou e não aprendeu.
Nós só fazemos provas daquilo que estudamos e aprendemos.
Quando for mal na prova precisa refletir: “Eu preciso estudar mais até que consiga nota dez”.
As pessoas não querem refletir, estudar e meditar na palavra do Senhor. E quando se deparam diante de desafios, ficam temerosos e questionam como enfrentar todas essas lutas e dificuldades?
Enfrenta lutas e dificuldades porque não estudou. E ainda tem a capacidade de dizer que Deus não as ouve e ELE é injusto e ruim.
Todos os pensamentos de Deus estão na sua palavra. A sua Palavra nos ensina tudo que precisamos nessa vida. Aprendemos como devemos nos relacionar com pessoas, familiares, enfim, tudo está na  sua palavra.
Muitos não querem estudar as ideias de Deus. Na verdade querem seguir suas próprias ideias.
E quando quebram a cara dizem: “O Diabo esta me  provando, e quer tirar minha paz e felicidade”.
Pare para pensar:  Deus o tempo todo quer nos ensinar e instruir, mas para isso é preciso meditar na sua Palavra.
Timóteo recebe uma carta de Paulo, seu pai na fé. Quando Paulo escreveu essa carta ele já estava sentenciado à morte. Talvez quando essa carta chegou às mãos de Timóteo, o apóstolo Paulo poderia já estar morto.
Tente imaginar, como meditar em uma carta escrita por alguém que não está mais no nosso meio? E não poder responder essa carta para o remetente.
Quando entendemos como é bom ser amado por uma pessoa e receber dela uma instrução, podemos imaginar como Timóteo iria ler aquela carta.
A Bíblia não fala do pai de Timóteo, mas de sua mãe e avó. Eram mulheres de Deus. Timóteo tinha Paulo como seu pai.
Timóteo presenciou Paulo sofrer, ser maltratado, chicoteado, apedrejado pelo amor ao Evangelho. E apesar de tudo isso Ele viu como Paulo tinha fé e um grande  amor dentro dele.
É em nossa casa, no dia a dia que nossos filhos vêem a manifestação de Deus. Os nossos filhos são influenciados por aquilo que está dentro de nós e se manifesta na nossa rotina.
É assim que compartilhamos nossa fé e esperança. Os nossos filhos vão ser fortes ou fracos de acordo com nossa fé e exemplo.
Paulo está dando um conselho para um filho amado. Filho vou te exortar (animar, estimular) que despertes o dom de Deus que há em ti.  “6 Por cujo motivo te lembro que despertes o dom de Deus que existe em ti pela imposição das minhas mãos.
“Muitas vezes quando o pastor te abraça você não imagina o que é liberado sobre você.”
Paulo diz a Timóteo eu sei que foi liberado a você. O dom que o Espírito Santo deu para que  Timóteo não fosse covarde e tímido: “Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação.”
Paulo está ensinando que seu filho na fé,  Timóteo iria caminhar com suas próprias pernas, que ia lidar com idólatras, com pessoas e com pastores que não tem amor as suas ovelhas.
Por que Paulo está dizendo tudo isso a Timóteo?
Porque muitas vezes somos sanguíneos, explodimos e tomamos decisões precipitadas.
Na primeira carta a Timóteo Paulo ensina-o à  guardar os mandamentos. Na segunda carta, Paulo  exorta Timóteo à compartilhar e testemunhar todo seu ensinamento.
Devemos sempre manter o amor, coração puro e a fé.
Ouvimos pessoas dizendo o que você pensa você é. Se pensa errado, vai agir errado.
Precisamos entender porque podemos perder nossa alma.
Perder a alma é investir na carne e somente em coisas que vão gerar dificuldades.
Quando o pai deixa de estar com a família,  para viver apenas  para sua vida profissional. Com toda certeza  no futuro verá sua família toda ferida e estará infeliz porque mesmo com todo sucesso, sua família estará destruída.
Com o poder de Deus teremos equilíbrio. Chegaremos mais  devagar, porém com todos juntos.
Na igreja os maduros na fé devem ter paciência com os imaturos para que toda igreja possa crescer junta.
Nossos filhos também são carentes de amor, afeto e tempo de qualidade. O vídeo game nunca irá substituir sua presença de pai e mãe.
Não tenha medo do poder que foi liberado sobre você. Nunca diga eu não vou conseguir amar porque Deus já te amou primeiro.
Invista tempo de qualidade com a sua família.
Não queira conquistar o mundo, porque ficará refém de tudo isso. E a sua família se afastará de você. Terminará sozinho.
Paulo diz a Timóteo: “14 Guarda o bom depósito pelo Espírito Santo que habita em nós.”
Entenda o que o Espírito Santo quer fazer na tua vida.
O Espírito Santo de Deus quer colocar nossa vida em ordem, mas precisamos meditar na Palavra do Senhor.
Não é do jeito que você quer fazer as coisas, mas no jeito que Deus quer que você faça.
Não abra mão da sua família e amados.
Talvez, você não tenha condições de dar o melhor presente para seus filhos, mas dê amor, carinho, e tempo para eles. Esse é o presente mais precioso.
Não seja um pai ausente, que não dá amor e carinho aos seus entes queridos. Incentive e motive seus filhos em seus sonhos.
Precisamos entender o que Deus está nos propondo. Para isso precisamos meditar e estudar a sua Palavra.
Se você não faz isso encherá sua mente de um monte de coisas erradas. E por isso não encontrará a verdadeira felicidade.
Você não encontra paz e felicidade porque sempre quer fazer do seu jeito. E com isso nunca encontrará a satisfação plena. Ela vem de pequenas coisas que você não dá valor.
Libere afeto, atenção e amor todos os dias para seus familiares e amados.
Paulo ensina: “13 Conserva o modelo das sãs palavras que de mim tens ouvido, na fé e no amor que há em Cristo Jesus.”
Entenda esse princípio a sã doutrina é saudável e gera qualidade de vida porque é vinda do Senhor. 
Você está orando ou colocando em prática o Pai nosso?
“Seja feita a Vossa vontade”, coloque isso  em prática.
Confesse seus pecados e diga ao Senhor: “Estou aqui e  pronto para mudar”. “Ajuda-me meditar na sua palavra para que eu possa praticá-la”.
Faça isso e viverás o poder e o amor de Deus na sua vida.
Paulo estava morto e Timóteo lendo uma carta com conselhos preciosos de quem o amava.
Receba um conselho de quem te ama de verdade, Jesus Cristo. Foi Ele  quem deu a vida por você. Só assim poderá  conhecer as idéias de Deus.
Em 2 Timóteo 1:12 Paulo nos ensina: "Por esta razão sofro também estas coisas, mas não me envergonho; porque eu sei em quem tenho crido, e estou certo de que ele é poderoso para guardar o meu depósito até aquele dia.” 
E você sabe em quem tem crido?
Muitos não sabem, porque não conhecem a Palavra do Senhor.
Uns cofiam em carros, em casas e empregos. E você confia em quem?
Aprenda com essa palavra e confie e creia somente em Deus e seu filho Jesus Cristo.
Nunca negocie a sua fé, sua ética e a sua moral.
Princípios de Deus que estão dentro de você jamais deverão ser negociados.
O correto sempre deve prevalecer na sua vida.
Não queira nada que seja contrário a vontade do Senhor.
Quem permanece na graça do Senhor crescerá em piedade, excelência moral como homem varonil (forte e valente).
Nunca, jamais tenha vergonha de dizer: “Que é um cristão e que confia  no Senhor.”
Quer vencer as lutas e dificuldades da vida, então medite na sua lei, palavra e sua doutrina e tudo que você fizer o Senhor o abençoará.
Reflita: Como você tem administrado a sua vida?
A Palavra de Deus tem o propósito de melhorar nossa visão e nossos sentimentos para que nossas ações sejam coerentes.
Se você vive uma vida instável  é porque está buscando Deus somente para conseguir as coisas que são convenientes a você.
Você precisa de uma estrutura sólida porque a palavra de Deus nos ensina: “A tempestade um dia irá bater na casa de todos.”
Podemos presenciar casa construída na rocha e na areia.
Onde está construída a sua casa?
"Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as pratica é como um homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela não caiu, porque tinha seus alicerces na rocha. Mas quem ouve estas minhas palavras e não as pratica é como um insensato que construiu a sua casa sobre a areia. Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela caiu. E foi grande a sua queda"
Não queira ter só um conhecimento teórico da palavra do Senhor. Medite todos os dias nela e coloque-a  em prática na sua vida.
Porque nas provas da vida passaremos e seremos aprovados, pois sabemos que o Senhor está conosco.
Que o poder do Espírito de Deus possa despertar em você uma comunhão verdadeira com Ele.
Que o poder do Espírito Santo de Deus possa nos tornar homens e mulheres varonis.

Igreja do Evangelho Quadrangular do Jd. Palmira e Pari.
Pastor Marlon Góes. (22 de outubro de 2017)