Home
História da Quadrangular
Cultos on-line
Pedidos de oração
Diaconato
Louvor e adoração
Estudos Bíblicos
Galeria Fotos

Radio Ieqpalmira

Facebook

Fale conosco

Em memória Pr. Jonas da Lapa

Localização



Cultos On-line - Texto

Fique firme, o Rei voltará!

2 Tessalonicenses 2:13-16

"13 E vós, irmãos, não vos canseis de fazer o bem.
14 Mas, se alguém não obedecer à nossa palavra por esta carta, notai o tal, e não vos mistureis com ele, para que se envergonhe.
15 Todavia não o tenhais como inimigo, mas admoestai-o como irmão.
16 Ora, o mesmo Senhor da paz vos dê sempre paz de toda a maneira.O Senhor seja com todos vós."

A igreja de Tessalônica foi evangelizada por Paulo em três semanas, ou melhor,  em três sábados. Parece pouco, mas foi tempo suficiente para produzir uma verdadeira revolução na cidade. Corações foram alcançados, vidas foram transformadas, os gentios se converteram e abandonaram os ídolos. Uma igreja foi fundada e tornou-se modelo para as demais igrejas da Europa e para nós atualmente.
Até parece um sonho a igreja de Tessalônica, que nasceu em três semanas e produziu tudo o que a palavra de Deus quer que seja produzido.
Hoje em dia, até parece que quanto mais se fala da volta de Jesus, menos as pessoas têm entendimento do valor e da importância dessa volta.
O evangelho  transforma a fé e o caráter do ser humano. Hoje muitas pessoas dizem ser “cristãos”, mas seu comportamento de vida, suas atitudes, seu caráter mostra o contrário.
A nossa fé não pode ser firmada no comportamento de homens, mas deve ser consolidada naquilo que Cristo fez e o que Cristo é.
A alegria de servir a Deus, nossa motivação não deve ser concentrada nas bênçãos.  A verdadeira alegria deve se firmar no amor de Cristo que foi crucificado e se entregou por nós.
Algumas pessoas querem mostrar uma espiritualidade, mas suas atitudes são de pessoas que não conhecem ou não praticam a palavra do Senhor.
Podemos enganar as pessoas, mas a Deus ninguém pode enganar. Em Hebreus 4:13 diz: “ Não há nada no mundo que possa escondido de Deus. Pelo contrário, todas as coisas são descobertas e expostas aos olhos daquele a quem temos que prestar contas”
Não devemos professar a religiosidade. Muitas pessoas freqüentam as igrejas, mas não se converteram de verdade e ainda tem dúvidas a respeito da sua salvação e muito medo do dia em que o Senhor voltar.
A Cidade de Tessalônica era muita rica, era uma cidade portuária bem movimentada no nordeste da Grécia. Ela teve um papel importante na história dos cristãos do primeiro século, em especial na pregação de Paulo, o apóstolo para as nações.
Era uma cidade cobiçada por estar em lugar estrategicamente comercial. Imagina esse povo que tinha a preocupação com as guerras.
Em três semanas Paulo prega e a igreja se transforma moralmente e eticamente.
A igreja de Tessalônica recebeu a Palavra, em meio a muita tribulação, mas com a alegria do Espírito Santo. Esta igreja não ficou decepcionada com Deus por causa das tribulações. Ela não perdeu a alegria devido às perseguições. 
Além de modelo de fé era modelo de amor com o próximo e com o pecador.
Igreja de Tessalônica tornou-se um exemplo a ser seguido.
Os imitadores tornam-se exemplos. Se você não é um imitador (Cristo) você nunca será um exemplo.
Perceba que esta igreja não apenas seguiu o exemplo de Cristo e dos apóstolos, mas também, tornou-se exemplo para os demais irmãos.
Vivemos um tempo onde as pessoas se acham no direito de ficar julgando o comportamento dos outros.
A igreja de Tessalônica era misericordiosa com o próximo e ao invés de condenar ela cuidava do outro. Era também uma igreja modelo na esperança na volta de Jesus.
Nesses últimos dias, você tem pensado na volta de Jesus?
Ou você só pensa na volta de Jesus quando acontece uma tragédia?
Algumas pessoas só pensam na volta de Jesus, quando veem que tragédias, fenômenos naturais, atentados acontecem e então ficou  com medo.
Devemos ter anseio pela volta de Jesus  e não medo!
Pensar na volta  de Jesus pelo desejo de estar na presença dELe.
Muitas pessoas dizem: “Eu acho que Jesus não vai voltar? ou quando ele vai voltar?
Os irmãos da igreja de Tessalônica alimentavam no coração a fé na volta de Jesus. Apesar das lutas e das guerras e da imoralidade a sua volta, não perderam a esperança na volta de Jesus.
Muitas pessoas pregam que já estamos vivendo nos fins dos tempos. Se pararmos para pensar se isso for verdade então Jesus já veio e levou sua igreja. E nós não fomos juntos?
Como se reunir como corpo de Cristo se Ele já veio?
Esse é um ensinamento mentiroso e diabólico e tem como objetivo esfriar a fé e de mudar o foco das pessoas.
A palavra do Senhor diz: “Quando o Senhor vier muitos estarão com sua fé fria, e muitos não vão crer”.
Podemos assistir muita distorção do evangelho de Jesus. E com isso surgem as dúvidas. Será que Jesus já veio?
A primeira carta do apóstolo Paulo aos  tessalonicenses  alertava-os para a verdade de que Jesus voltará!. Na segunda Carta Paulo diz: “Irmãos trabalhem, até que Ele volte, não se acomodem.”
Como hoje,  naquele tempo também tinham pessoas querendo se aproveitar dos irmãos da igreja de Tessalônica.
E Paulo sabendo disso disse: “Não quero ver ninguém tirando proveito do outro”.
Muitas pessoas têm problemas conjugais, com seus filhos, de ordem ética e moral e dizem: “Quero que Jesus volte logo”.
Dizem isso como uma forma de tentar substituir seus deveres e responsabilidade com o outro. E por não querer resolver os problemas,  ficam se escondendo atrás de rituais religiosos.
Não muda e  continua sendo grosseiro e desonesto do mesmo jeito. Continua com a pratica das coisas mais abomináveis aos olhos de Deus e  dizem: “Jesus volta logo”.
Paulo consola aos Tessalonicenses que não se abatessem com as perseguições e sofrimentos, porque quando Jesus voltar vai levar a sua igreja até as nuvens e julgar todos os perseguidores da igreja.
Será o momento do julgamento daqueles que crêem e não crêem no Senhor.
Paulo diz: “Irmãos sejam corajosos não deixe nada abalar a sua fé”. Os homens não irão ver a volta do Senhor, mas a igreja do Senhor verá.
A mensagem quer nos ensinar  que devemos ter maturidade na comunhão com o Senhor.
Se o Senhor voltar hoje você vai subir com Jesus?
Não façam como as dez virgens,  fique atent(o)a com a volta do Senhor.
Em Mateus 25:13 nos ensina:  “13 Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora em que o Filho do homem há de vir.”
Maranata vem Senhor Jesus, maranata vem Senhor Jesus. Maranata significa "O Senhor vem!"
Espere a volta do Senhor com amor e não com medo. Continue firme na sua fé, moralmente e eticamente para volta do Senhor.
Esse é o modelo de igreja que o Senhor quer e buscará!
Muitas pessoas estão tristes com Jesus por não ter o carro, o emprego,  o cônjuge desejado. Jesus não morreu na cruz para nos dar patrimônio e bênçãos, e sim a  nossa salvação.
Quando as pessoas vão à igreja à procura de uma benção: um novo carro, emprego novo, uma nova casa, agem como consumidores e não verdadeiros adoradores! Estes não se deleitam na Palavra, não amam a Deus, mais sim suas vontades e desejos desenfreados. Quando chega a tribulação são os primeiros a abandonarem e voltarem para o mundo. Não possuem firmeza. Não possuem raízes.
Também tem aqueles que procuram  na pratica de rituais para obter cura de doenças. Se ritual curasse as pessoas os hospitais não estariam cheios.
Precisamos somente crer no Senhor Jesus nosso único Salvador, aquele que morreu na cruz do calvário, ressuscitou ao terceiro dia para que todos aqueles que nEle crer  sejam salvos e tenham  a vida eterna.
Invista a sua fé na esperança da volta do Senhor.
Paulo encorajou os irmãos tessalonicenses para que permanecessem firmes e não se deixassem influenciar pelas coisas do mundo.
O ensinamento é bem claro mantenham firme na esperança da volta de Jesus. Manter acesa a chama da fé no Senhor.
Assuma a responsabilidade de alimentar a sua fé. Não fique culpando os outros pela sua falta de fé.
Se você abandonou a comunhão com o Senhor, porque se decepcionou com alguém, arrependa-se e volte para Cristo. Porque nenhuma pessoa morreu por você, somente Cristo morreu por você.
Somos nós que abrimos ou fechamos as portas para o Senhor. “Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele e ele comigo.” Apocalipse 3.20
Você também quer estar com Jesus Cristo? 
Não invista nas coisas do mundo.  Mateus 6:19-21 deixa bem claro: “Não acumuleis para vós outros tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam; mas ajuntai para vós outros tesouros no céu, onde traça nem ferrugem corrói, e onde ladrões não escavam, nem roubam; porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração.”
Invista na obra do Senhor para que as pessoas possam ser alcançadas e ter fé na volta do Senhor.
Quando  temos fé e esperança na volta do Senhor, não  temos medo, nos enchemos do Seu amor e passamos a viver uma vida de acordo com a vontade de Deus.
Deixamos de lado a imoralidade, corrupção a falta de ética e passamos ser exemplos de Cristo aqui na terra.
As promessas do Senhor são garantias de Deus.
Tem pessoas procurando o Senhor por bênçãos e mais bênçãos e  muitas outras coisas e não verdadeiramente pela salvação e vida eterna.
Não deixe a sua fé esfriar, reacenda a chama da sua fé em Cristo Jesus.
Muitas pessoas  estão apostatando da fé pelos seus desejos mundano porque sua esperança está em pessoas e não no Senhor.
Esteja pronto para volta de Jesus, trabalhando na obra do Senhor. Não seja uma pessoa acomodada.
Não fique só julgando as pessoas, se você acha que elas estão erradas, então exerça a misericórdia e o amor Cristo e procure ajudá-las.
 Olhe para dentro do seu intimo e tente ver como esta sua comunhão com o Senhor.
Enquanto você exerce o julgamento para com as  pessoas, você está deixando de se relacionar e de estar em plena comunhão com Deus.
E por isso sente se vazio, com falta de paz. E fica perguntando por quê?
Senti tudo isso porque está distante da presença do Senhor. Deixe o Espírito de Deus tocar o seu coração.
Se você está desanimado, preocupado e com medo aprenda com o que o  Senhor está lhe dizendo: “fique firme, tenha fé na minha volta”, o Senhor vai fazer a diferença daqueles que são seus.
O Senhor vai separar o seu povo e dar um tratamento especial.
Que o seu coração possa se abrir para presença do Senhor. Viva as experiências espirituais e tenha intimidade  com o Senhor.
Antes que as portas de bens materiais se abram para você. Você precisa ter comunhão e um relacionamento verdadeiro com o Senhor.
Mantenha se firme com Senhor vivenciando um relacionamento verdadeiro com o Senhor.
A igreja de Tessalônica em três semanas teve a convicção que o Senhor estava voltando.
Você tem essa convicção?
Por que você perdeu a fé, está desanimada e sem convicção da volta de Cristo?
Desperta você que dorme. O Senhor está  voltando.
Vem Jesus, vem Jesus, Maranata, ora Senhor Jesus.
Cristo é a nossa luz, a nossa salvação.
VEM JESUS, VEM JESUS MARANATA, ORA VEM SENHOR JESUS.

Que você possa entender  porque é  “Jesus salva, cura, batiza com Espírito Santo e em breve voltará”

O que tem abalado o seu coração e esfriado a sua fé?
Que a sua fé, a sua esperança no Senhor Jesus possa ser restaurada em nome do Senhor Jesus.
Palavra do Senhor para sua vida!


Igreja do Evangelho Quadrangular do Jd. Palmira e Pari.
Pastor Marlon Góes. (08 de outubro de 2017)