Home
História da Quadrangular
Cultos on-line
Pedidos de oração
Diaconato
Louvor e adoração
Estudos Bíblicos
Galeria Fotos

Radio Ieqpalmira

Facebook

Fale conosco

Em memória Pr. Jonas da Lapa

Localização



Cultos On-line - Texto

O Impressionante Amor de Deus


Efésios 3:13-21


13 Portanto, peço-lhes que não se desanimem por causa das minhas tribulações em seu favor, pois elas são uma glória para vocês.
14 Por essa razão, ajoelho-me diante do Pai,
15 do qual recebe o nome toda a família nos céus e na terra.
16 Oro para que, com as suas gloriosas riquezas, ele os fortaleça no íntimo do seu ser com poder, por meio do seu Espírito,
17 para que Cristo habite em seus corações mediante a fé; e oro para que vocês, arraigados e alicerçados em amor,
18 possam, juntamente com todos os santos, compreender a largura, o comprimento, a altura e a profundidade,
19 e conhecer o amor de Cristo que excede todo conhecimento, para que vocês sejam cheios de toda a plenitude de Deus.
20 Àquele que é capaz de fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, de acordo com o seu poder que atua em nós,
21 a ele seja a glória na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre! Amém!
Muitas pessoas estão com o coração entristecido por buscar a Deus só para alcançar vitórias. Você pode ter conquistado muitos bens materiais, mas se o seu coração não estiver em paz, nunca será feliz. É como encher um “saco com furo”.
O texto bíblico acima citado, se destina a igreja de Éfeso. A cidade de Éfeso era um porto muito importante na foz do rio Caister, na província romana da Ásia (onde hoje fica a região oeste da Turquia). Era uma cidade porto, com comércio movimentado e lucrativo, de arte e arquitetura maravilhosa. Era um centro de educação com escolas, bibliotecas e salões para palestra, anfiteatro ao ar livre. Na cidade Éfeso também tinha o templo de Ártemis foi uma das sete maravilhas do Mundo Antigo. A estátua era representada por uma mulher com vários seios no seu dorso; uma referência à fertilidade. A população de Éfeso se orgulhava de ser a guardiã do templo à Diana, que, acreditava ter caído do céu – sendo enviada por Apolo a terra (At. 19:35). Chamada Diana pelos romanos e Ártemis pelos gregos.
Como mudar a cultura de um local idólatra?
As pessoas não queriam mudar a cultura porque a mudança não seria apenas espiritual, mas também financeira, haja vista, a idolatria render muito lucro para os comerciantes da idolatria. Imagina levar o Evangelho à uma cidade que existe e funciona para adoração de um “deus”.
O instrumento de idolatria gera dureza de coração. Por isso, as pessoas não conseguem amar mais a Deus do que seus filhos; Do que seu cônjuge; Do que seu dinheiro; Do que sua vida!
Deus quer trazer coisas maiores e melhores e não podemos bloquear a vontade do Senhor.
Deus quer que você estabeleça prioridades! É preciso que cada um se ajuste a vontade de Deus e não que Ele se adeque a sua maneira de viver. Agir de outra forma, é sim uma face da idolatria.
O apóstolo Paulo vem com a mensagem do Reino de Deus, para que haja libertação da idolatria nas vidas.  Nossa fé não deve ser uma fé mística, e sim uma fé de relacionamento, de intimidade com o Senhor, porque quando vem o cansaço, as lutas e as dificuldades você não irá murmurar ou abandonar a Deus.
 “16 Oro para que, com as suas gloriosas riquezas, ele os fortaleça no íntimo do seu ser com poder, por meio do seu Espírito”. A pessoa cheia do Espírito de Deus  passa a ter domínio próprio, e isso não demanda esforço pessoal, mas a graça de Deus, que lhe ajuda e não deixa você fazer besteira.
Fazer a obra do Senhor é bonito, é privilegio e nos abençoa, mas porque para alguns é tão difícil? Por que abençoar as pessoas se torna um peso?
Em unidade dentro da igreja, somos mais fortes e podemos abençoar muitas pessoas. Quando entende-se que servir a Deus é algo prazeroso e abençoado serviremos mais.
O trabalho na obra torna-se um peso quando se dá muita importância para os problemas e não para o Senhor que é aquele que realmente importa.
O apóstolo Paulo trás esse ensinamento porque os irmãos de Efésios estavam desanimados por estarem olhando para o sofrimento do apóstolo. Paulo estava preso injustamente, e os seus filhos na fé poderiam pensar que não valia a pena fazer o bem e pagar o preço pela injustiça.
E o apóstolo Paulo de uma forma carinhosa escreve essa carta para igreja de Efésios : ” Irmãos peço que não desanimem por causa das minhas tripulações e oro para que sejam cheios do amor de Cristo”.  “20 Àquele que é capaz de fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, de acordo com o seu poder que atua em nós,”
O Paulo queria que eles compreendessem “18 possam, juntamente com todos os santos, compreender a largura, o comprimento, a altura e a profundidade,” do amor de Deus.
Ele queria dizer: Estou preso, mas estou feli,z porque estou  cumprindo meu propósito. Tendemos olhar as dificuldades e potencializá-las, e achar Deus não está vendo.
A manifestação do amor de Deus está o tempo todo em nossa vida. E por estar preso em nossos sentimentos e cultura, a cegueira espiritual não deixa enxergarmos isso. O apóstolo Paulo estava orando para que eles vissem o amor de Deus na vida dEles.
Entenda a dimensão do amor de Deus. Em alguns casos o Senhor permite o sofrimento para que as pessoas deixem de serem arrogantes julgadoras, insensíveis e duras de coração. Em vez de se abrir ao amor de Deus ficam o tempo todo procurando culpados.
Precisamos compreende a grandeza do amor do Senhor para não ficar olhando para as dificuldades e achar que Deus não nos ama. O Senhor lhe encheu com o Espírito Santo de Deus, para que você fique cheio do amor de Deus e esteja sensível para  abençor a vida de muitas pessoas.
O nosso esforço para conhecer o amor de Deus é para que as outras pessoas também conheçam e encham sua alma de amor e esperança do amor de Deus.
Que você possa compreender a largura, o comprimento, a altura e a profundidade,
 do amor de Deus e que a riqueza do Senhor seja a plenitude que você precisa ver e saber o quanto você é amado e especial para Deus. 
Que você seja o agente de Deus para gerar esperança e abençoar as pessoas que precisam conhecer o amor de Deus.
Que as lutas da vida não sejam maiores que os propósitos que Deus tem para sua vida. Não foque somente nas lutas, creia na esperança e no amor de Deus.
Que você conheça a bondade e o amor de Deus e se torne um agente de esperança do amor de Deus.
O Senhor é “20 Àquele que é capaz de fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, de acordo com o seu poder que atua em nós”
Que ao compreender o comprimento, altura, profundidade e a largura do amor de Deus você não fique olhando só para o seu sofrimento e sim para grandeza, e o amor do Senhor.

Igreja do Evangelho Quadrangular do Jardim Palmira e Pari.
Pastor Marlon Góes. (27  de Outubro de 2019)