Home
História da Quadrangular
Cultos on-line
Pedidos de oração
Diaconato
Louvor e adoração
Estudos Bíblicos
Galeria Fotos

Radio Ieqpalmira

Facebook

Fale conosco

Em memória Pr. Jonas da Lapa

Localização



Cultos On-line - Texto

Uma nova vida em Cristo

Colossenses 3:1-18

“1 Portanto, já que vocês ressuscitaram com Cristo, procurem as coisas que são do alto, onde Cristo está assentado à direita de Deus.
2 Mantenham o pensamento nas coisas do alto, e não nas coisas terrenas.
3 Pois vocês morreram, e agora a sua vida está escondida com Cristo em Deus.
4 Quando Cristo, que é a sua vida, for manifestado, então vocês também serão manifestados com ele em glória.
5 Assim, façam morrer tudo o que pertence à natureza terrena de vocês: imoralidade sexual, impureza, paixão, desejos maus e a ganância, que é idolatria.
6 É por causa dessas coisas que vem a ira de Deus sobre os que vivem na desobediência,
7 as quais vocês praticaram no passado, quando costumavam viver nelas.
8 Mas agora, abandonem todas estas coisas: ira, indignação, maldade, maledicência e linguagem indecente no falar.
9 Não mintam uns aos outros, visto que vocês já se despiram do velho homem com suas práticas
10 e se revestiram do novo, o qual está sendo renovado em conhecimento, à imagem do seu Criador.
11 Nessa nova vida já não há diferença entre grego e judeu, circunciso e incircunciso, bárbaro e cita, escravo e livre, mas Cristo é tudo e está em todos.
12Portanto, como povo escolhido de Deus, santo e amado, revistam-se de profunda compaixão, bondade, humildade, mansidão e paciência.
13 Suportem-se uns aos outros e perdoem as queixas que tiverem uns contra os outros. Perdoem como o Senhor lhes perdoou.
14 Acima de tudo, porém, revistam-se do amor, que é o elo perfeito.
15 Que a paz de Cristo seja o juiz em seus corações, visto que vocês foram chamados a viver em paz, como membros de um só corpo. E sejam agradecidos.
16 Habite ricamente em vocês a palavra de Cristo; ensinem e aconselhem-se uns aos outros com toda a sabedoria, e cantem salmos, hinos e cânticos espirituais com gratidão a Deus em seus corações.
17Tudo o que fizerem, seja em palavra ou em ação, façam-no em nome do Senhor Jesus, dando por meio dele graças a Deus Pai.”

Hoje vivemos um tempo em que temos poucas referências. Nós pais precisamos projetar os valores e a cultura do reino de Deus para nossos filhos, netos, bisneto, enfim para todos nossos entes queridos.
Precisamos fazer algo para que seja benção para a vida dos nossos amados que isso possa ficar de geração a geração.
Não é o armazenamento de riquezas e bens materiais, e sim a transferência de valores e cultura.
Se nós não colocarmos esse ensino em prática, com toda certeza outros farão, e transferirão a cultura do mundo para nossos filhos.
Se nós não investirmos em nossa família com toda certeza outros vão investir. E o resultado disso pode ser desastroso.
Nos dias de hoje muitas famílias não estão preocupadas com isso. Devemos trilhar uma linha de vida que possa permitir que nossos filhos sigam no caminho do Senhor, para que não vivam a cultura do mundo e sim a cultura do Reino de Deus.
A palavra do Senhor diz em Deuteronômio 7:9: “Saberás, pois, que o SENHOR, teu Deus, é Deus, o Deus fiel, que guarda a aliança e a misericórdia até mil gerações aos que o amam e cumprem os seus mandamentos;”.
O cristão fiel a Deus, que tem uma vida transformada pelo Evangelho, que se submete ao Senhor, está na realidade mantendo a Benção do Senhor sobre si e sobre sua descendência até mil gerações! 
Em muitos países há grande número de casais que não querem mais ter filhos. As estatísticas apontam que na França até 2020 terá uma população de mais mulçumanos que franceses. E isso também  ocorrerá  em muitos outros países.
Enquanto avançamos lentamente no crescimento familiar, os muçulmanos estão procriando aceleradamente.  Esse aumento fará com que muitos países sejam influenciados pela religião muçulmana. A história mostra que em países de maioria muçulmana os cristãos são perseguidos. 
Enquanto os cristãos não vivem o Evangelho genuíno, a cultura do Reino de Deus, os muçulmanos estão morrendo pelas suas crenças e valores. Eles querem implantar suas culturas e valores em todo lugar do mundo.
Hoje no Brasil, exclusivamente na cidade de Foz de Iguaçu, estado do Paraná, a  população  muçulmana é bem expressiva e já existem casos de  cristãos sendo perseguidos.
A nossa fé precisa ser edificada no Senhor. Essa edificação deve ser para baixo, com raízes sólidas e isso irá gerar maturidade para permanecer firme na fé.
Devemos criar raízes em Jesus Cristo. Devemos firmar esse alicerce para nossa salvação.
Existem muitas pessoas decepcionadas com os crentes, querem distâncias dessas pessoas que se dizem “crentes”, que na prática não condizem e vivem a palavra do Senhor. Tem muitos crentes fazendo coisas erradas em nossa sociedade.
Mas nada disso deve abalar a nossa fé. Nunca devemos nos esquecer de que nenhum crente foi crucificado, ressuscitou e morreu por nós e para nossa salvação.
O único foi o Senhor Jesus  Cristo que morreu por nós. E por isso nada pode abalar nossa fé. Somente Jesus é o alicerce para nossa salvação.
Quando o apóstolo  Paulo escreveu essa carta para os Colossenses, ele queria chamar atenção à igreja porque ela estava recebendo ensinamento e sendo influenciada por culturas externas.
Eles estavam deixando de adorar o Senhor Jesus Cristo e passaram a adorar anjos.
Hoje ainda tem muitos crentes que todos os dias lêem o horóscopo para começar o seu dia. Não percebem que está sendo influenciado por essas coisas místicas e com isso estão  trazendo essa cultural maligna para dentro de si e de sua família.
Crentes que simpatizam com ocultismo, gostam de filmes de bruxaria. Será que não sabem que isso distorce tudo o que cremos?
O apóstolo Paulo escreve essa carta aos colossenses para reforçar seu ensinamento que Jesus é o Cristo, Jesus é o Cabeça e que tudo foi feito por ele e para ele. Paulo está mostrando nessas palavras  a natureza de Jesus.
Qual é o foco da sua adoração?
Ao entendermos que Cristo é o ungido, o cabeça, temos que trazer essa influência para nossa vida, para nossa família e nossa sociedade.
Precisamos manifestar a cultura do Reino de Deus e influenciar a sociedade que nos cerca.
Quando entendemos esse ensinamento, mostramos que a nossa maneira de viver é regida através do Evangelho do Senhor Jesus. E através do nosso comportamento colocamos em prática o evangelho ensinado por Cristo.
O texto chama atenção de que devemos morrer para nós (carne) e nascermos para Cristo. Precisamos deixar as coisas da nossa carne e cultura terrena e viver o Reino de Deus na nossa vida.
Devemos permitir que as coisas de Deus se manifestem em nossa vida.
Fazei morrer a vossa natureza terrena,a  prostituição, impureza, idolatria... Tudo isso vem a ira de Deus para os filhos de desobediência. “8 Mas agora, abandonem todas estas coisas: ira, indignação, maldade, maledicência e linguagem indecente no falar”
Se nós já aceitamos Jesus como nosso Senhor e Salvador, então morremos para tudo isso.
Devemos estar vivendo uma nova história, isto é, viver uma nova vida e colocar um fim em toda nossa natureza pecadora e cultura maligna.
Como viver para Cristo e praticar as obras da carne?  Isso é um retrocesso espiritual.
No versículo 12 e 13 deixa bem claro: “12 Portanto, vistam-se de misericórdia, de bondade, de humildade, de delicadeza e de paciência. 13 Não fiquem irritados uns com os outros e perdoem uns aos outros, caso alguém tenha alguma queixa contra outra pessoa. Assim como o Senhor perdoou vocês, perdoem uns aos outros.”
Precisamos viver como povo escolhido de Deus porque o Senhor nos perdoou e nos revestiu com seu amor.
Tem muitas pessoas que se dizem “crentes” dentro da igreja que precisam aprender a colocar em prática esse ensinamento.
Precisamos praticar de verdade essas coisas para que as pessoas saibam quem somos e o que  Cristo é.
Talvez você possa estar ser enganando com  um cristianismo místico, um relacionamento vazio com o Senhor. Essa sua forma de viver nunca trará profundidade no seu relacionamento com  Cristo.
Por isso hoje tem tantas  pessoas  sentido-se vazias, depressivas e com falta de paz.
Dizer que ama somente com palavras é diferente de atitudes de amor. Pratique o Evangelho verdadeiro.
Eis algumas questões a serem respondidas:
Como está sua vida financeira? Você está endividado? Esta passando por dificuldades financeiras?
 Para que possamos ser discipulados pelo Senhor Jesus temos que olhar nosso comportamento e a nossa forma de viver.
Será que estamos querendo dar passos maiores que a nossa perna? Agindo assim isso mostra que temos em nosso coração  ganância e egoísmo.
Essas coisas podem tirar de nós o foco, porque nunca seremos humildes e pacientes para esperar a colheita no momento certo.
Nem tudo que plantamos hoje, nós colheremos de imediato, às vezes leva tempo para colheita.
Tem coisas que desfrutamos hoje que foi plantado anos atrás. Isso requer paciência.
Tem muita gente triste com Deus por te orado hoje e já cobra as bênçãos de imediato. Pessoas ansiosas e sem paciência.
Como está sua autoestima? Como você se sente  quando é criticado?
Quando apontam as suas falhas,  você vê como algo construtivo ou danoso?
Se nós queremos a transformação do Evangelho na nossa vida precisamos saber lidar com as críticas.
Muitas vezes nosso coração não sabe lidar com críticas e julgamentos.  Em muitas igrejas quando o pastor chama atenção das ovelhas elam ficam tristes e desanimadas e querem ir embora. Saiba diferenciar críticas de conselho. Peça a Deus sabedoria para lidar com o que os outros dizem. Às vezes, as pessoas nos dizem algo que achamos difícil de ouvir, porém, são para o nosso crescimento.
 Hebreus 12:6 ” pois o Senhor disciplina a quem ama, e educa todo aquele a quem recebe como filho””
Como está  sua vida emocional? Como estão os seus pensamentos? Como estão as suas emoções?
Muitas pessoas estão reagindo por terem o coração cheio de amarguras e rancor. Cristo trata nossas emoções e por isso precisamos deixar ser discipulado pelo Senhor.  Precisamos também ser edificados para dentro, deixar o Senhor tratar nossos pensamentos, sentimentos e emoções.
Como você lida com seus vícios?
Existem vários tipos de vícios não é só bebida e drogas. Existem vícios: futebol, internet, filmes, novelas, pornografia, etc.
Uma vida cristã precisa de supervisão. A cultura do Reino de Deus não vem para uma vida escondida. O cristianismo quando manifesta em nossa vida ele nos expõem. Porque nossa exposição mostra quem Jesus é.
Mostra o que Jesus faz nos vícios. Não queira ter uma vida cristã privada.
Todos precisam saber quem é Cristo que Ele é o Senhor e Salvador, o cabeça.
Que os crentes se manifestem! Que sua forma de viver possa influenciar todas as pessoas ao seu lado da cultura do reino de Deus.
Nossa sociedade, a nossa família geme pela  manifestação dos filhos de Deus.
Devemos matar nossos desejos e buscar algo maior e eterno. Devemos permitir que  Cristo se manifeste em nós para que  outras pessoas possam ver  amor de Cristo através das nossas atitudes, da nossa forma de viver. A isso podemos chamar de edificação para fora.
Devemos nos levantar como povo de Deus para que a sociedade saiba como é a cultura do reino de Deus na nossa vida, e com isso possamos  ver a glória de Deus na vida do povo.
Só Cristo pode transformar a vida das pessoas.
Jesus morreu na cruz, ressuscitou  e está assentado à direita do Pai, e quem crer,  será transformando e salvo  por Ele.
Nosso compromisso é com o Evangelho de Jesus.
Jesus é o Cristo! Não seja influenciado por nada que contrarie esse ensinamento.
Somente  Cristo é o único que Salva! Ele é o Alfa e o Ômega.  Apocalipse 22:13 “ Eu Sou o Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Derradeiro, o Princípio e o Fim. “
Não seja enganado por nada que ensine o contrário, tenha toda certeza  que aqueles que creem serão salvos encontrarão a paz tão sonhada.
Se você quer ver a manifestação de Cristo na sua vida então creia que Ele morreu por você e hoje esta cuidando da sua vida.
Jesus é o que é. “Eu sou o que sou”  é uma revelação da total e completa suficiência de Deus em si mesmo
Jesus é misericordioso, Ele é Bom e o seu caráter é perfeito. Devemos buscar a sua misericórdia e sua graça.
Que morra em nós a velha criatura e que a partir de agora Cristo seja a sua vida.
Que o seu relacionamento com Cristo possa ser de forma saudável.
Que possamos viver e praticar o verdadeiro evangelho do Senhor em nossa vida.

Igreja do Evangelho Quadrangular Pari e Palmira
Pastor Marlon  Góes( 01-10-2017)