Home
História da Quadrangular
Cultos on-line
Pedidos de oração
Diaconato
Louvor e adoração
Estudos Bíblicos
Galeria Fotos

Radio Ieqpalmira

Facebook

Fale conosco

Em memória Pr. Jonas da Lapa

Localização



Cultos On-line - Texto

A quem você tem dado ouvidos?

2 Crônicas 18:1-17

1 Tinha, pois, Jeosafá riquezas e glória em abundância, e aparentou-se com Acabe.
2 E depois de alguns anos desceu ele para Acabe em Samaria; e Acabe matou ovelhas e bois em abundância, para ele e para o povo que vinha com ele; e o persuadiu a subir com ele a Ramote de Gileade.
3 Porque Acabe, rei de Israel, disse a Jeosafá, rei de Judá: Irás tu comigo a Ramote de Gileade? E ele lhe disse: Como tu és, serei eu; e o meu povo, como o teu povo; iremos contigo à guerra.
4 Disse mais Jeosafá ao rei de Israel: Peço-te, consulta hoje a palavra do Senhor.
5 Então o rei de Israel reuniu os profetas, quatrocentos homens, e disse-lhes: Iremos à guerra contra Ramote de Gileade, ou deixarei de ir? E eles disseram: Sobe; porque Deus a entregará na mão do rei.
6 Disse, porém, Jeosafá: Não há ainda aqui algum profeta do Senhor, para que o consultemos?
7 Então o rei de Israel disse a Jeosafá: Ainda há um homem por quem podemos consultar ao Senhor; porém eu o odeio, porque nunca profetiza de mim o que é bom, senão sempre o mal; este é Micaías, filho de Inlá. E disse Jeosafá: Não fale o rei assim.
8 Então o rei de Israel chamou um oficial, e disse: Traze aqui depressa a Micaías, filho de Inlá.
9 E o rei de Israel, e Jeosafá, rei de Judá, estavam assentados cada um no seu trono, vestidos com suas roupas reais, e estavam assentados na praça à entrada da porta de Samaria; e todos os profetas profetizavam na sua presença.
10 E Zedequias, filho de Quenaaná, fez para si uns chifres de ferro, e disse: Assim diz o Senhor: Com estes ferirás aos sírios, até de todo os consumires.
11 E todos os profetas profetizavam o mesmo, dizendo: Sobe a Ramote de Gileade, e triunfarás; porque o Senhor a dará na mão do rei.
12 E o mensageiro, que foi chamar a Micaías, falou-lhe, dizendo: Eis que as palavras dos profetas, a uma voz, predizem coisas boas para o rei; seja, pois, também a tua palavra como a de um deles, e fala o que é bom.
13 Porém Micaías disse: Vive o Senhor, que o que meu Deus me disser, isso falarei.
14 Vindo, pois, ele ao rei, este lhe disse: Micaías, iremos a Ramote de Gileade à guerra, ou deixaremos de ir? E ele disse: Subi, e triunfarás; e serão dados na vossa mão.
15 E o rei lhe disse: Até quantas vezes, te conjurarei, para que não me fales senão a verdade em nome do Senhor?
16 Então disse ele: Vi a todo o Israel disperso pelos montes, como ovelhas que não têm pastor; e disse o SENHOR: Estes não têm senhor; torne cada um em paz para sua casa.
17 Então o rei de Israel disse a Jeosafá: Não te disse eu, que ele não profetizaria de mim o que é bom, porém sempre o mal?

Existem tantas pessoas que se consideram cristãos, e no entanto, deixam de ouvir a Deus e se apegam ao misticismo, rituais e a religiosidade.   
A palavra de Deus nos ensina que: “Assim, todo aquele que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem sábio, que construiu a sua casa sobre a rocha. Aqueles que ouvem e praticam são como homens que constroem sua casa na rocha”. Mateus 7:24
Não basta simplesmente orar e fazer campanhas. Deus quer mudança de comportamento.  Não faz sentido orar e continuar vivendo uma vida em pecado, contra a vontade de Deus.
Alguns estão prometendo às pessoas que se frequentarem a igreja terão garantidas suas bênçãos, riquezas e sucesso.
Sendo que na verdade, quando nos convertemos, estamos reconhecendo o sacrifício de Jesus Cristo e nos entregando ao Ele para que viva em nós.
Nossas orações devem ser acompanhadas de mudança de vida, isto é, praticar a ética e a moral do Reino.
A palavra de Deus no livro de  2Crônicas 18 fala de  dois homens: Josafá (foi Rei de Judá)  e Acabe (foi Rei de Israel).
Nos dias de hoje poderíamos dizer que, Josafá  era  um crente fervoroso que obedecia  a Deus em tudo  e Acabe um crente desviado, que não ouvia a Deus e fazia as coisas do seu jeito.
Todos nós já conhecemos a história de pessoas que viviam de forma correta e um certo momento da vida se afastaram de Deus e decidiram a viver a sua própria vontade.
Acabe foi um rei de Israel, marido de Jezabel, que foi condenado por sua idolatria e suas más ações. Acabe cometeu muitos pecados e deixou sua esposa cometer atrocidades em Israel. O profeta Elias viveu no tempo do rei Acabe.
Josafá durante o seu reinado, combateu a idolatria,  destruindo os postes ídolos. Conquistou Edom e fez reformas militares, políticas e religiosas.
Josafá era um homem fiel e profundamente abençoado por Deus. Ele tinha o sonho de ver a nação de Judá e as tribos de Israel novamente unidas como um só povo. Ele tinha o desejo de ver Deus reinando novamente sobre todo o seu povo, mas esse sonho o levou a tentar fazer isso com as suas próprias forças e jeitinho. E isso criou um vínculo familiar entre Jeosafá e Acabe.
Em uma das visitas de Jeosafá ao Rei Acabe, surge o assunto de invadir Ramote de Gileade. Acabe começou a se aproveitar de Josafá e chamou-o para irem juntos à guerra contra o rei da Síria. Qual foi a resposta do imprudente Josafá? “Serei como tu és, o meu povo, como o teu povo; iremos, contigo, à peleja” (2Cr 18.3).
Josafá, apesar de ingênuo, era um homem de Deus, e ele pediu para que consultassem ao Senhor antes de irem para a guerra. Acabe chamou 400 profetas falsos (1 Reis 18.19) e todos eles apoiaram a ideia de irem à guerra. Josafá percebeu que eles não eram profetas do Senhor e pediu por um profeta verdadeiro. A resposta de Acabe foi: “Há um ainda, por quem podemos consultar o Senhor; porém eu o aborreço, porque nunca profetiza de mim o que é bom, mas somente o que é mau. Este é Micaías, filho de Inlá. Disse Josafá: Não fale o rei assim. Então, o rei de Israel chamou um oficial e disse: Traze-me depressa a Micaías, filho de Inlá.” (2Cr 18.7-8).
O rei Acabe não queria ouvir a Deus através das profecias dadas a Micaías porque ele não queria mudar de vida.
Podemos aprender muito com essa passagem bíblica, quem é que você está ouvindo?
Ouvir a Deus é reconhecer que é preciso mudança de comportamento e agir conforme a vontade do Senhor.
Deus está falando para fazer o certo,  então por que você está fazendo errado?
Deixar de ouvir o que Deus está falando é muito sério porque você está deixando de receber as orientações corretas para sua vida e da sua família.
Existem tantos cristãos sofrendo por estar dando ouvido as pessoas mundanas!
Só escutam e não ouvem a Deus, os olhos vem mas não enxergam... Mateus 13: 1313 Por isso lhes falo por meio de parábolas; porque, vendo, não enxergam; e escutando, não ouvem, muito menos compreendem”.
Por ser um servo de Deus o Rei Jeosafá deveria ter uma postura diferente ao convite de Acabe. Jeosafá pediu a direção de Deus e por isso ao ouvir a verdade deveria obedecê-lo. Mas o vínculo que existia entre ele e Acabe era mais forte do que a palavra do profeta.
O comportamento de Jeosafá pode ser comparado a uma pessoa que vai à igreja, e Deus está falando ao seu coração o que deve fazer, mas no seu dia a dia essa pessoa dá ouvido para um parente ou um amigo e não obedece a Deus.
Todos nós devemos deixar Deus tratar nosso coração em nossas fraquezas. Quando entendemos os planos de Deus para nossa vida, permitimos Deus trabalhar ao nosso coração.
Micaías ao profetizar, recebeu um tapa na cara de Zedequias, um outro “profeta”. Percebemos que a vida de profeta verdadeiro não é fácil. Ele não revidou, apenas disse: “Você vai descobrir se estou falando a verdade, quando estiver se escondendo de quarto em quarto dos seus inimigos”.
Josafá viu tudo isso e ainda assim decidiu ir para a guerra. O sonho de salvar Israel era tão grande que ele decidiu ir mesmo fora da orientação do Senhor. Assim, eles foram a guerra. Antes, no entanto, Acabe tem a seguinte ideia: “Eu me disfarçarei e entrarei na peleja; tu, porém, traja as tuas vestes. Disfarçou-se, pois, o rei de Israel, e entraram na peleja” (2Cr 18.29). 
Quanta cegueira!! Acabe está usando o rei Josafá como isca, e ele não percebe. O texto deixa isso claro quando explica no verso seguinte: “Ora, o rei da Síria dera ordem aos capitães dos seus carros, dizendo: Não pelejareis nem contra pequeno nem contra grande, mas somente contra o rei de Israel”.
Quando Jeosafá caiu em si e percebeu que  iria morrer, então ele pede socorro ao Senhor e Deus o ajuda, enquanto a Acabe é atingido por uma flecha e morre.
Vendo os capitães dos carros a Josafá, disseram: Este é o rei de Israel. Portanto, a ele se dirigiram para o atacar. Josafá, porém, gritou, e o Senhor o socorreu; Deus os desviou dele. Vendo os capitães dos carros que não era o rei de Israel, deixaram de o perseguir. Então, um homem entesou o arco e, atirando ao acaso, feriu o rei de Israel por entre as juntas da sua armadura; então, disse este ao seu cocheiro: Vira e leva-me para fora do combate, porque estou gravemente ferido. A peleja tornou-se renhida naquele dia; quanto ao rei, segurou-se a si mesmo de pé no carro defronte dos siros, até à tarde, mas, ao pôr do sol, morreu (2Cr 18.31-34).
Na maioria das vezes ao sermos confrontados através da palavra do Senhor não ouvimos os profetas de Deus preferimos dar ouvidos aos falsos profetas. Nós temos que ouvir a Deus mesmo quando estamos fazendo errado. O Senhor nunca desiste de nós.
Esses falsos profetas só profetizam aquilo que você quer ouvir. Eles não falam a verdade e por não querer ouvir a verdade, terminamos como Acabe perdemos a guerra.
Deus quer nos abençoar, mas tem áreas da nossa vida precisam sofrer mudanças como nosso comportamento, nossa forma de pensar e de agir.
Não queira entrar nas batalhas da vida com sua própria força. Salmos 28:7  “7 O SENHOR é a minha força e o meu escudo”. 
A palavra de Deus trás a seguinte reflexão: “Deus está lhe falando algo e você não está obedecendo”. Ao invés de ouvir e praticar a palavra de Deus, você está ouvindo falsos profetas.
A mensagem é de alerta. Ouça a palavra de Deus.  Ele quer lhe privar das derrotas da guerra.
Tem área da nossa vida que precisa sofrer mudanças. Mudança de caráter e a personalidade. Não queira espiritualizar, mistificar algo que precisa ser feito na prática.
A palavra de Deus é mover quando estamos sem forças para lutar precisamos pedir ajuda ao Senhor, abra seu coração e diga: Senhor humanamente eu não consigo, ajuda-me.
Aprenda a ouvir o que Deus tem que para falar a você. Não seja levado pelo afeto que tem pelas pessoas que não querem se render a Deus.
Permita que o Espírito de Deus o ensine de verdade e reconheça que você precisa plenamente dEle.
O cristão que ouve a Deus é aquele que levanta a espada e diz: Só vou para guerra se o Senhor for comigo.  E se Deus falar não vá, guarda a espada e espera o momento certo quando for da vontade de Deus.
O inimigo não ataca você nas coisas fortes. Ele ataca nas nossas fraquezas. Talvez sua fraqueza seja moral, ética ou espiritual.
O verdadeiro profeta de Deus deve ser valorizado porque ele é o instrumento do Senhor para te ensinar como se deve viver a palavra de Deus.
Todos nos somos limitados, fracos, e não podemos deixar que a nossa fraqueza destrua a nossa família, vida e nossa fé.  Precisamos buscar a em Deus para que a nossas fraquezas não nos destrua.
Joseafá era um homem de Deus, mas agiu como uma pessoa ímpia, que não ouve  e pratica a palavra de Deus, mas Deus em sua infinita misericórdia lhe poupou da morte. Josafá era um pecador, mas Deus foi maior do que os pecados dele. Nós somos pecadores, Deus é maior do que os nossos pecados. Ele é o Deus paciente, restaurador, amoroso que nos dá novas oportunidades, assim como deu a Josafá. Em Cristo Jesus, ele nos dá a bênção do perdão e da restauração para começarmos de novo.
Você vai à igreja para ouvir, aprender e praticar tudo o que Deus orienta.
Como servo de Deus muitas vezes passamos por situações difíceis. O profeta Micaías levou um tapa na cara por falar a verdade, mas ele continuou firme pois sabia que o Senhor era com ele.
Ouça a palavra de Deus e deixe-o ser o seu comandante. Que possamos praticar a palavra de verdade e permitir que ela nos transforme.
A palavra nos ensina que devemos mudar e depois orar. Caso contrário é religiosidade.
Todos nós precisamos ser transformados. Precisamos dar mais atenção em nossas áreas mais fracas, e orar a Deus para nos dar ensinamento para que nos tornem mais forte.
Que a tua palavra se cumpra em nossa casa e que possamos ter a saúde seja ela emocional ou física.
Que o Senhor nos transforme dentro para fora e que o teu reino organize a nossa vida. Que não sejamos religiosos como foi Acabe.
Senhor precisamos da sua proteção. Que a nossa mente não seja contaminada por ideologias mundanas que possam nos contaminar e nos leve a destruição.
Que em nome de Jesus possamos viver novos tempos de paz, de comunhão e respeito uns com os outros.

Igreja do Evangelho Quadrangular do Jd. Palmira e Pari.
Pastor Marlon Góes. (30 de Setembro de 2018)