Home
História da Quadrangular
Cultos on-line
Pedidos de oração
Diaconato
Louvor e adoração
Estudos Bíblicos
Galeria Fotos

Radio Ieqpalmira

Facebook

Fale conosco

Em memória Pr. Jonas da Lapa

Localização



Cultos On-line - Texto

Aproveite as oportunidades

Jonas 2:1-10

1 Ali, de dentro do peixe, Jonas orou ao Senhor, seu Deus, dizendo:
2“Ó Senhor Deus, na minha aflição clamei por socorro,e tu me respondeste;
do fundo do mundo dos mortos, gritei pedindo socorro,e tu ouviste a minha voz.
3 Tu me atiraste no abismo, bem no fundo do mar.Ali as águas me cercavam por todos os lados,e todas as tuas poderosas ondas rolavam sobre mim.
4 Pensei que havia sido jogado fora da tua presença e que não tornaria a ver o teu santo Templo.
5 “ As águas vieram sobre mim e me sufocaram; o mar me cobriu completamente,
e as plantas marinhas se enrolaram na minha cabeça.
6  Desci até a raiz das montanhas,desci à terra que tem o portão trancado para sempre. Tu, porém, me salvaste da morte,ó Senhor, meu Deus!
7 Quando senti que estava morrendo,eu lembrei de ti, ó Senhor,e a minha oração chegou a ti, no teu santo Templo.
8 “Aqueles que adoram ídolos,que são coisas sem valor,deixaram de ser fiéis a ti.
9 Mas eu cantarei louvores, e te oferecerei sacrifícios,e cumprirei o que prometi. A salvação vem de Deus, o Senhor!”
10 Então o Senhor deu ordem ao peixe, e ele vomitou Jonas na praia.

Você já parou para pensar que hoje, Deus pode estar lhe oferecendo a oportunidade de ter uma segunda chance? E então, o que você tem projetado para sua vida? Quais são os seus sonhos? Em qual área de sua vida precisa sofrer mudanças?
O futuro é hoje e não amanhã. O seu futuro dependerá do que você está fazendo hoje.
Quais escolhas você tem feito? Talvez você tenha muitos sonhos e pouca atitude.  
Em Jonas 2: 8 nos alerta: “Aqueles que adoram ídolos, que são coisas sem valor, deixaram de ser fiéis a ti”.
Os que adoram ídolos inúteis perdem a oportunidade de receber todas as provas da bondade de Deus.
Idolatria não se restringe a adoração de imagens religiosas, mas a todo ato de depositar sua total confiança, esperança, alegria em algo ou alguém.
Tantas pessoas confiam completamente no dinheiro que possuem, ou na sua capacidade intelectual, enquanto outras se apoiam na força do seu braço.
Tem gente que dá mais valor a um carro do que a sua família.  Existem também mulheres mais preocupadas com a casa do que com a família.
Pessoas que valorizam mais os amigos do que sua família. Casais que estão deixando de lado o amor, carinho, paciência, generosidade e cuidado com a família por coisas materiais. Se você se enquadra nesse padrão de vida, não adianta depois reclamar que o seu casamento está acabando.
Jonas tinha que pregar para um grupo de pessoas que ele não gostava. Ele não tinha vontade de abençoar esse povo. Muitas vezes isso também acontece com a gente. Não queremos nem orar por certas pessoas que produz em nós sentimentos muito ruins.
Jonas foi levantado para pregar na cidade de Nínive, população descendente dos assírios. Eles eram um povo impiedoso e mau. Eles não se contentavam apenas em vencer a guerra, mas gostavam de humilhar e torturar o povo derrotado.
Os assírios quando subjugavam seus inimigos os obrigavam a assistirem seus familiares serem torturados e mortos diante deles para depois terem seus olhos furados. Assim a última imagem que ficaria impressa em sua mente seria a violência e morte de seus entes queridos. Eram um povo extremamente perverso e cruel!
Consegue imaginar o que Jonas sentiu quando recebe a ordem divina para encarar a maldade daquele povo e pregar para eles?
Jonas desobedeceu e fugiu da presença do Senhor, dirigindo-se para Társis. Desceu à cidade de Jope, onde encontrou um navio que se destinava àquele porto. Depois de pagar a passagem, embarcou para Társis, para fugir do Senhor.”
Como pregar para um povo tão mal? É fácil falar que Jonas foi rebelde. Mas, muitas vezes não obedecemos a Deus quando Ele nos manda fazer coisas bem mais fáceis. Existem situações em que Deus nos pede para perdoar um irmão e nós não perdoamos.
Para Jonas não era simples pregar para esse povo. Por isso ele fugiu da presença de Deus. Ele fez de tudo, desobedeceu a ordem de Deus, fugiu de Deus e desejou a morte, porém não teve êxito em nada do que pretendia.
Jonas, foi jogado no mar, o grande peixe o engoliu, mas, o suco gástrico do peixe não o digeriu. Ele somente sofreu dentro do ventre do peixe!. Dentro do peixe, então ele quebranta o seu coração e ora ao Senhor: “Quando senti que estava morrendo, eu lembrei de ti, ó Senhor, e a minha oração chegou a ti, no teu santo Templo”.

Deus proporciona mais uma chance para o seu profeta e ele recebe a bondade de Deus em sua vida.
Quando ele termina de orar Deus dá ordem ao peixe para vomitá-lo na praia.
Quando cremos que o amor de Deus é infinito, e que Ele nos coloca diante de novas oportunidades independente do momento que estamos vivendo, e essa oportunidade  é aproveitada, podemos mudar toda a nossa história de vida.
Nós precisamos compreender que Deus sempre nos dá algo novo, mas precisamos estar sensíveis a essas mudanças.
Esteja atento as oportunidade que Deus lhe dá para conhecer a bondade  dEle, para que não passe a vida inteira reclamando de seus problemas.
Assim como Jonas fez, muitas vezes queremos nos impor para fazer as coisas do nosso jeito, e nem sempre é isso que Deus quer para nossa vida.
Muitos de nós estamos agindo como Jonas. Não estamos fazendo as coisas que Deus quer que façamos. Talvez seja um posicionamento ou comportamento que nos faz passar por cima de nosso orgulho e vaidade e relutamos em não praticar.
Em nossa casa, família e trabalho, Deus nos oferece oportunidades de manifestar o seu amor, bondade e  sua misericórdia.
As pessoas têm sonhos, mas não colocam em prática por não aproveitarem as oportunidades que Deus lhes oferece. Para viver o sonho é preciso aproveitar as oportunidades que Deus nos dá.
Se você quer viver seus sonhos é preciso se condicionar a eles. Se você quer viver as oportunidades precisa estar pronto para vivê-las. O teu futuro é hoje.
Jonas reconhece a oportunidade de fazer diferente. Talvez você também só tenha uma oportunidade de mudar a sua história.
A mudança irá exigir de você esforços. Ao enfrentá-la, você se supera, se fortalece e com isso vencerá todos os seus medos.
Ao entender que Deus está dando oportunidades isso lhe dará segurança, confiança, coragem para vencer as oportunidades com fé e sem medo.
Precisamos entender o propósito de Deus para nossa vida.  
Entenda que a vida é mais suave e leve quando Deus está presente!

Para ter uma vida melhor e viver nossos sonhos no futuro é preciso obedecer ao Senhor agora. É necessário ter a sensibilidade que Jonas teve dentro da barriga do peixe.
Renda-se ao propósito de Deus para sua vida.
Assim como Deus deu mais uma chance para Jonas Ele também pode neste dia estar lhe oferecendo mais uma oportunidade para você fazer as coisas da maneira certa e viver uma nova história, agora feliz e abençoada. Aproveite!

Igreja do Evangelho Quadrangular do Jd. Palmira e Pari.
Pastor Marlon Góes. (09 de Dezembro de 2018)