Home
História da Quadrangular
Cultos on-line
Pedidos de oração
Diaconato
Louvor e adoração
Estudos Bíblicos
Galeria Fotos

Radio Ieqpalmira

Facebook

Fale conosco

Em memória Pr. Jonas da Lapa

Localização



Cultos On-line - Texto

Atenção às suas vulnerabilidades

Números 23:18-26

18 Então ele pronunciou este oráculo: "Levante-se, Balaque, e ouça-me; escute-me, filho de Zipor.
19 Deus não é homem para que minta, nem filho de homem para que se arrependa. Acaso ele fala, e deixa de agir? Acaso promete, e deixa de cumprir?
20 Recebi uma ordem para abençoar; ele abençoou, e não o posso mudar.
21 Nenhuma desgraça se vê em Jacó, nenhum sofrimento em Israel. O Senhor, o seu Deus, está com eles; o brado de aclamação do Rei está no meio deles.
22 Deus os está trazendo do Egito; eles têm a força do boi selvagem.
23 Não há magia que possa contra Jacó, nem encantamento contra Israel. Agora se dirá de Jacó e de Israel: ‘Vejam o que Deus tem feito! ’
24 O povo se levanta como leoa; levanta-se como o leão, que não se deita até que devore a sua presa e beba o sangue das suas vítimas".
25 Balaque disse então a Balaão: "Não os amaldiçoe nem os abençoe! "
26 Balaão respondeu: "Não lhe disse que devo fazer tudo o que o Senhor disser? "

Você sabe qual é a diferença de herança e legado?
Herança é o conjunto de bens que a pessoa deixa por sua morte enquanto o legado consiste em uma herança deixada por testamento a determinada pessoa, tendo a mesma, grau de parentesco ou não.
Legado é tudo aquilo que se pode transmitir às gerações que se seguem. Aquilo que uma pessoa deixa em testamento; o último desejo de alguém, efetivado por meio da transferência (a outra pessoa) de valores, bens etc.
A herança é passada automaticamente, mas o legado tem que ser autorizado.
Jesus deixou para humanidade um legado maravilhoso que influencia as pessoas de geração em geração!
Pode-se dizer que o legado que Jesus nos deixou está registrado em toda a Escritura Sagrada composta pelo Antigo e Novo Testamento. Através de Seu legado podemos ser novas criaturas, nascidas para uma nova vida, livres do pecado e das acusações de satanás.
Precisamos nos preocupar com aquilo que vamos deixar como legado. A maior riqueza que deixaremos não é a material, e sim os valores que transmitimos às outras pessoas!

Se alguém um dia quiser escrever sua biografia, o que diriam a seu respeito? Que tipo de herança ou legado você irá deixar?

O que é importante? Essa palavra, significa: trazer de fora para dentro.
Ao dizer que uma pessoa é importante para você, é preciso fazer a seguinte reflexão: “O que ela trouxe de ensinamento para mim?”
Uma pessoa passa a ser importante para nossa vida quando ela traz valores que levamos para vida toda.
Os pais têm a obrigação de passar bons valores aos filhos. Ter um bom caráter, distinguir o certo do errado, aprender a dividir, a ouvir, a respeitar. A honestidade, tolerância, paciência, lealdade, humildade são valores primordiais.
Em nossa vida também tem pessoas que não são parentes, mas foram importantes para nós. Foram pessoas que nos transmitiram valores éticos e morais, que deixaram um bom legado.
Quando entendemos esse princípio passamos a honrar quem é importante de verdade para nós.
Quando você compra um produto por causa da grife, você está valorizando, honrando aquela marca.
Nós sempre vamos honrar aquilo que para nós é importante. Quando uma roupa, um lugar ou pessoa deixa de ser considerada importante para nós, automaticamente deixamos de lhe dar honra.
Aquilo que é importante, você honra e dá valor. A casa de Deus é importante para você? Se for então, dê a honra que ela e Seu Dono merecem!
Precisamos ser criteriosos, sábios, inteligentes para saber o que queremos de verdade para nossa vida. É preciso saber aonde você quer ir e aonde quer levar seus filhos e a sua família.
Gastamos muito tempo investindo em coisas sem valor e sem importância.  As avaliações das coisas importantes devem ser feitas por você.
Com que você está alimentando seu coração? Com coisas fúteis ou importantes?
O texto da palavra de Deus fala de um período onde Moisés tira o povo do Egito e para conquistar suas terras era preciso guerrear.  
Balaão era um feiticeiro que amaldiçoava as pessoas, e o rei Balaque contrata-o para que ele amaldiçoasse o povo de Israel. Balaão tenta por várias vezes, mas Deus intervém, e Balaão ao invés de amaldiçoar, abençoa o povo.
Por não conseguir amaldiçoar o povo de Deus, Balaão dá um conselho ao rei: De forma espiritual não tem como destruir esse povo, então faça com que o povo se afaste do seu Deus” (Nm 31.16).
Como fazer isso? Isso pode ser feito quando o povo é entregue a sua própria moralidade.
Em Números  25:1 “Enquanto Israel estava em Sitim, o povo começou a entregar-se à imoralidade sexual com mulheres moabitas, 2 que os convidavam aos sacrifícios de seus deuses. O povo comia e se prostrava perante esses deuses”.

Trazer isso para nossa realidade é como um cristão que não vê nenhum problema em frequentar festas idólatras, festas regadas á bebidas alcoólicas e promiscuidade.
Deus não se agrada em ver seu povo no meio de festas idólatras. Carnaval, Festa de São João, San Gennaro, são exemplos atuais de festas a falsos deuses.
Balaão sabia que afastando o povo de Deus eles perderiam a proteção do Senhor e se tornariam vulneráveis.
Você sabe quando o diabo destrói você?
Quando você para de honrar a Deus e passa a honrar coisas e pessoas. Essa atitude afasta a Presença de Deus da sua vida. Quando a Presença se vai o mal vem!
Muitas vezes perguntamos a Deus por que estou sofrendo Senhor?  Será que você está honrando a Deus? Quem é importante de verdade na sua vida?
Você está honrando a Deus ou as coisas mundanas?
Israel que tinha a proteção do Senhor, perdeu-a se afastando do Senhor.
Fique sempre em alerta, porque o inimigo sabe onde você é vulnerável.
O inimigo usa de todas as armas para te destruir. O que nos protege de verdade é a Presença do Senhor.
Espiritualmente o inimigo não consegue te destruir, mas ele tenta destruir você nas suas fraquezas. Por isso é preciso e importante saber quem honramos.
Se você honra o Senhor de verdade, estará protegido, pois ele está a sua frente.
Temos que tomar cuidado com as nossas vulnerabilidades. O povo de Israel se afastou de Deus e por isso  24.000 homens morreram por causa de uma praga.
O que você faz fora da igreja é que mostra se está honrando ou não o Senhor.
Aquilo que é importante é que faz com que você deixe um legado abençoado ou amaldiçoado.
Não exija de Deus lealdade e fidelidade se você não tem oferecido isso a Ele. Honramos a Deus porque Ele é o único que merece honra e assim temos a promessa de que a nós e nossa família será protegida, feliz e abençoada.
Honrar ao Senhor te protegerá das pessoas que queiram fazer mal a ti e seus familiares. Só assim você desfrutará de paz verdadeira.
Todos nós somos livres para tomar decisões, mas é importante aprender esse principio.
Números 23:19 “Deus não é homem para que minta”, quando Deus promete Ele cumpre.
Aprenda esse ensinamento de Deus é nas nossas vulnerabilidades que irão mostrar se seremos vitoriosos ou derrotados, se teremos ou não paz.
As suas escolhas estão honrando a Deus ou te afastando dELe?
Tome a decisão certa e priorize o que de verdade honra a Deus. Deixe de lado tudo que está lhe afastando do Senhor.
Se você tem substituído o Senhor por coisas sem valor, peça perdão a Ele e comece a honrar somente Aquele que é Digno de toda honra!
Ao cultuar, servir e obedecer a Deus mostramos quem é importante de verdade em nossa vida.
Você quer a proteção de Deus na sua vida e da sua família, então comece a honrá-lo como Ele merece.

Igreja do Evangelho Quadrangular do Jd. Palmira e Pari.
Pastor Marlon Góes. (02 de Setembro de 2018)