Home
História da Quadrangular
Cultos on-line
Pedidos de oração
Diaconato
Louvor e adoração
Estudos Bíblicos
Galeria Fotos

Radio Ieqpalmira

Facebook

Fale conosco

Em memória Pr. Jonas da Lapa

Localização



Cultos On-line - Texto

Atravessa o Jordão

Números 32:4-5

34 A terra que o Senhor feriu diante da congregação de Israel, é terra para gado, e os teus servos têm gado.
35 Disseram mais: Se achamos graça aos teus olhos, dê-se esta terra aos teus servos em possessão; e não nos faças passar o Jordão.
O versículo acima chama atenção os filhos de Gade, e os filhos de Rúben pedem a Moisés para não atravessar o Jordão.

Você sabe qual é a diferença entre ambição e ganância?
Ambição é o anseio de alcançar determinado objetivo, de obter sucesso; ter mais e melhor. Ganância significa cobiça, avidez; desejo exacerbado de ter ou de receber mais do que os outros; ter só para si e à qualquer preço.
Muitas vezes as pessoas confundem ambição e ganância.
Querer mais e melhor é algo sadio, senão nossa vida vai ser sempre medíocre. Muitas pessoas deixam de ser ambiciosas e se tornam gananciosas, elas não tem limites para realizar seus sonhos, passam por cima de tudo e de todos e só querem ter o melhor para elas.
Deus quer que sejamos abençoados. Ele quer realizar nossos sonhos.
Quais são os seus sonhos?
O profeta Zacarias com 99 anos e sua esposa Isabel com 89 anos oraram para ter filhos. Mesmo tendo idade avançada eles tinham sonhos.
A palavra diz que Deus não falava com o povo havia 400 anos. E depois de todo esse tempo de silêncio, Deus fala a Zacarias “Eu ouvi as tuas orações”.
Zacarias servia ao Senhor com obediência e honestidade e Deus conhecia o coração dele. Muitas vezes, queremos servir ao Senhor, mas quais têm sido nossas motivações? Nossas motivações precisam ser corretas. Não devemos servir só para ganhar algo bom em troca.
Zacarias tinha essa expectativa de ter um filho, o Senhor conhecia o coração do seu servo.
Como é bom quando nossos sonhos são realizados!
Qual é o sonho de Deus para você?
Imagine o que Deus está querendo fazer por você. Ele sabe dos nossos pensamentos, desejos e o que está dentro do nosso coração.
Deus quer realizar seus sonhos, e você precisa ter muita confiança nisso.
Outro exemplo que quero lhe apresentar é do povo hebreu quando foi liberto do Egito, após 400 anos de escravidão. Após Deus libertar o povo lhes entrega uma linda promessa: “Sobe para uma terra que mana leite e mel” Êxodo 33:3.  Uma terra linda e cheia de fartura.
A princípio disseram glória a Deus, mas quando Deus começou a treiná-los, prepará-los para conquistar a terra, muitos desanimaram e duvidaram da promessa do Senhor.
Precisamos ter coragem e estar prontos para sair do Egito e entrar em Canaã.
Muitas pessoas pedem para Deus tirá-la de um lugar de sofrimento, mas não estão prontos para sair.
Quando oramos ao Senhor, pedindo para nossos sonhos se realizarem, precisamos fazer também nossa parte.
O povo saiu do Egito, e por desobedecerem a Deus ficaram no deserto e morreram ali.
Estavam prontos para atravessar o Jordão e viver os sonhos de Deus. Mas duas tribos não queriam atravessar o Jordão, justificaram que a terra em que viviam era boa para gado e estavam satisfeitos.
Ao ouvir esse pedido Moises diz: “6 Porém Moisés disse aos filhos de Gade e aos filhos de Rúben: Irão vossos irmãos à peleja, e ficareis vós aqui?
7 Por que, pois, desencorajais o coração dos filhos de Israel, para que não passem à terra que o Senhor lhes tem dado?” Números 32:6-7
 Deus tinha algo melhor para o povo do outro lado Jordão, mas essas duas tribos preferiam continuar do lado de cá.
Tem muitos crentes que oram para outras pessoas serem felizes,  mas elas se contentam em permanecerem infelizes. Será que estão do lado certo do Jordão?
Se Deus tem um sonho para você e teu irmão, então devem lutar juntos para os dois viverem o sonho. Não faz sentido lutar só pra o outro viver o sonho!  Lutar e na hora de dividir as bênçãos, diz: dá só para eles. Tem muitas pessoas sem ambição.
Preferem viver uma vida medíocre, sendo que poderiam viver muitas coisas novas e abençoadas, mas querem ficar no seu canto. Deus quer proporcionar sonhos maiores e uma vida melhor, mas estão satisfeitos com sua maneira de viver.
Esses homens por falta de ambição e por serem acomodados não queriam atravessar o Jordão e por isso estavam privando seus filhos e a sua família de viverem os sonhos de Deus.
Tem pessoas que poderiam estar vivendo algo diferente, mas estão acomodados. Deus tem sonhos para vida deles, mas não querem mudar sua vida medíocre.
Devemos ter sonhos para nossos filhos, nossa família e o nosso ministério.  Não devemos ficar esperando acomodados, precisamos lutar pelos nossos sonhos.
Quando nos acomodamos não vivemos os sonhos Deus. A hora é agora de viver os sonhos. Deves lutar a sua guerra e não somente a guerra dos outros. Pessoas que deixam de viver sua vida para viver a vida dos outros.
Pare de lutar pela guerra dos outros. Cada um deve lutar pela sua guerra. Atravessa o Jordão e viva os teus sonhos.
Quantos de nós estamos interrompendo o ciclo de Deus na nossa vida por estarmos acomodados!
Tem pessoas sustentando sua felicidade em situações temporárias, mas  Deus está querendo para sua vida bênçãos permanentes.
Às vezes, estamos sofrendo por aquilo que devia ser temporário e fizemos com que se tornasse permanente. Por exemplo, os pais devem deixar os filhos lutarem suas lutas. Não assuma a luta de seus filhos, oriente-os, mas deixe-os enfrentar suas frustrações, consequências de más decisões, para que amadureçam e se tornem pessoas sadias, caso contrário, se superprotegê-los, terá que carregá-los para o resto da vida!
Nunca se acomode e viva os sonhos que Deus tem para sua vida. Entenda isso senão a sua vida ficará amarrada e não saberá o que Deus quer para sua vida.
Todos nós devemos “atravessar o Jordão” e viver os sonhos juntos. Lutar juntos para sermos feliz juntos.
Deus tem sonhos para você, queira viver esses sonhos. Não faça como essas pessoas que não queriam atravessar o Jordão. E não queira abrir mão dos sonhos que Deus tem para sua vida.
Vale a pena viver os sonhos de Deus.
Deus nos ama e quer que tenhamos uma vida abençoada.  Deus quer nos ver realizando os nossos sonhos e projetos que Ele tem para nossa vida.
Deseje viver todos os sonhos de Deus para sua vida. Você precisa saber quem vai viver contigo do outro lado do Jordão
Confie no Senhor, as promessas de Deus estão sobre a sua vida.
Não fique acomodado e faça a sua parte. Ore pedindo a Deus o caminho e a direção depois do Jordão.
Seja lá qual for a tua luta, não fique pedindo para Deus para você ficar do lado de cá do Jordão. Tome uma atitude entre no Jordão, lute contra todos os obstáculos e viva todas as promessas de Deus do outro lado do Jordão.
Nunca se acomode pelo lugar temporário. Que você tenha ambição para viver os sonhos de Deus para sua vida. Coloque o pé no Jordão e vai à luta.
Não fique só lutando pela guerra dos outros. Comece a lutar as suas próprias guerras. 
Tenha coragem e disposição para viver os sonhos de Deus. Não estamos nesse mundo para sobreviver e sim para viver a vida em abundância.
Chega de lamentos e murmurações de ficar só vivendo momentos ruins, pois o Poder de Deus  nos condiciona à atravessar o Jordão!
Que possamos viver todos os Sonhos que o Senhor tem para nossa vida.

Igreja do Evangelho Quadrangular do Jd. Palmira e Pari.
Pastor Marlon Góes. (28 de outubro de 2018)