Home
História da Quadrangular
Cultos on-line
Pedidos de oração
Diaconato
Louvor e adoração
Estudos Bíblicos
Galeria Fotos

Radio Ieqpalmira

Facebook

Fale conosco

Em memória Pr. Jonas da Lapa

Localização



Cultos On-line - Texto

 

Chega de religião, busque o relacionamento

Leia Isaías 58:1-14
“1 O Senhor Deus diz:“Grite com toda a força, sem parar!Grite alto, como se você fosse trombeta!Anuncie ao meu povo, os descendentes de Jacó,os seus pecados e as suas maldades.
2 De fato, eles me adoram todos os dias e dizem que querem saber qual é a minha vontade,como se fossem um povo que faz o que é direito e que não desobedece às minhas leis.Pedem que eu lhes dê leis justas e estão sempre prontos para me adorar.” 
3 O povo pergunta a Deus:“Que adianta jejuar, se tu nem notas? Por que passar fome, se não te importas com isso? ”O Senhor responde:“A verdade é que nos dias de jejum vocês cuidam dos seus negócios e exploram os seus empregados. 
4 Vocês passam os dias de jejum discutindo e brigando e chegam até a bater uns nos outros. Será que vocês pensam que, quando jejuam assim,eu vou ouvir as suas orações? 
5 O que é que eu quero que vocês façam nos dias de jejum? Será que desejo que passem fome,que se curvem como um bambu,que vistam roupa feita de pano grosseiro e se deitem em cima de cinzas? É isso o que vocês chamam de jejum? Acham que um dia de jejum assim me agrada? 
6 “Não! Não é esse o jejum que eu quero. Eu quero que soltem aqueles que foram presos injustamente, que tirem de cima deles o peso que os faz sofrer,que ponham em liberdade os que estão sendo oprimidos,que acabem com todo tipo de escravidão. 
7 O jejum que me agrada é que vocês repartam a sua comida com os famintos, e recebam em casa os pobres que estão desabrigados, que deem roupas aos que não teme que nunca deixem de socorrer os seus parentes. 
 8“Então a luz da minha salvação brilhará como o sol,e logo vocês todos ficarão curados. O seu Salvador os guiará,e a presença do Senhor Deus os protegerá por todos os lados. 
9 Quando vocês gritarem pedindo socorro, eu os atenderei;pedirão a minha ajuda, e eu direi: ‘Estou aqui!’“ Se acabarem com todo tipo de exploração,com todas as ameaças e xingamentos; 
10 se derem de comer aos faminto se socorrerem os necessitados,a luz da minha salvação brilhará, e a escuridão em que vocês vivem ficará igual à luz do meio-dia. 
11 Eu, o Senhor, sempre os guiarei; até mesmo no deserto, eu lhes darei de comer e farei com que fiquem sãos e fortes. Vocês serão como um jardim bem regado, como uma fonte de onde não para de correr água. 
12 Em cima dos alicerces antigos,vocês reconstruirão cidades que tinham sido arrasadas.Vocês serão conhecidos como o povo que levantou muralhas de novo,que construiu novamente casas que tinham caído.” 
13 O Senhor Deus diz:“Obedeçam às leis a respeito do sábado;não cuidem dos seus próprios negócios no dia que para mim é sagrado. Considerem o sábado como um dia de festa,o dia santo do Senhor, que deve ser respeitado. Guardem o sábado, descansando em vez de trabalhar; não cuidem dos seus negócios, nem fiquem conversando à toa. 
14 Se me obedecerem, eu serei uma fonte de alegria para vocês e farei com que vençam todas as dificuldades; e vocês serão felizes na terra que eu dei ao seu antepassado Jacó.Eu, o Senhor, falei.”

Viver os planos de Deus para nossa vida é muito simples.
Muitas pessoas não se aprofundam no relacionamento com Deus porque não são capazes de viver os planos espirituais que Deus tem para vida delas.
Ao estudar a Bíblia o sono toma conta e com isso fica difícil aprender a palavra de Deus, mas ao mesmo tempo fazem uso desenfreado do whatsApp, ficam o tempo todo  nas redes sociais falando de assuntos fúteis.
Essa fadiga para aprender as coisas de Deus faz com que desistam de uma profundidade no relacionamento íntimo com Deus.
Muitas vezes buscam  livros e vídeos para construir sua espiritualidade, e deixam de lado a palavra de Deus, onde pode ser encontrada a verdade e as orientações de Deus para nossa vida.
Jamais devemos buscar a base da verdade, do que é certou ou errado em relação às coisas de Deus só em livros.
Se agirmos dessa forma  não teremos um relacionamento verdadeiro com Deus.
A nossa fé precisa se manifestar nos princípios simples de Deus: ser honesto, manso, paciente, misericordioso, amoroso, generoso, prudente  e agir com sabedoria.
Tem coisas de Deus que são mais profundas e é preciso ter convicção de fé para tomarmos decisões claras e certas.
Não devemos crer somente naquilo que vemos. Devemos Ter fé e confiar em Deus. 
Ter fé é acreditar naquilo que não se vê.
Dizer que tem fé, ouvir a palavra e não praticar os ensinamentos torna o testemunho falso. Um mal exemplo que escandaliza os outros.
Muitos estão prontos para dizer ao próximo: “Ore mais”; “Não desanime”; “Busque a Deus”, “Converta-se ao Senhor”, mas eles mesmos não acreditam e não fazem nada disso.
Que fé é essa? Faça o que eu digo, mas não faz o que eu faço? Quanta incoerência e contradição!
Se as pessoas acreditassem de fato que viver de acordo com a Palavra de Deus felicidade para sua vida, colocariam em prática os ensinamentos, não ficariam somente em palavras vãs.
Ter fé é acreditar. Obedecer primeiro para depois ver e colher os resultados.
Há pessoas que não aprenderam o básico do Evangelho de Jesus, e querem fazer um monte de coisas na igreja, por falta dessa base se cansam e não terminam nada daquilo que começaram.
Por falta de conhecimento da Palavra essas mesmas pessoas acabam criando contendas entre os irmãos. Agem dentro da igreja da mesma forma que agem no mundo.
Trazem o mundo para dentro da igreja, sendo que deveria ser o contrário, levar a palavra de Deus para o mundo.
Quando não colocamos em prática o Evangelho tornamo-nos religiosos.
Acredita-se que só é abençoado por Deus pelos seus esforços humanos, seus rituais e sacrifícios praticados.
Aprenda que todo esforço, sacrifício, dor, sofrimento já foi feito por Jesus na cruz. A bênção vem pela graça de Deus.
Que nós não sejamos enganados por homens. Devemos nos libertar de tudo isso, porque o sacrifício, ritual, religiosidade não gera bênção alguma, não atrai a presença de Deus para nossa vida.
Podemos presenciar inúmeras pessoas jejuando de forma errada, subindo para orar nos montes, e quando essas mesmas pessoas descem,  em seu dia a dia continuam fazendo as mesmas coisas erradas. Porque rituais e sacrifícios não podem operar mudanças e transformação!
A religiosidade nos impede de ver as coisas simples que Deus está nos ensinando. Ela nos impede de ver o amor de Deus na nossa vida e na vida de outras pessoas.
Às vezes estamos cheios de rituais e coisas prontas. Aprenda que o Espírito de Deus age dentro de nós e não fora.
Quanto tempo você passou na presença de Deus essa semana sem pedir, apenas agradecendo, adorando-o e buscando quais os planos que Deus tem para sua vida?
Muitas vezes trocamos as coisas de Deus por futilidades.
Se tivéssemos a convicção que essa mudança de atitude produziria a felicidade, com certeza nosso relacionamento com Deus seria de intimidade e amor.
Ainda tem pessoas que acham que viajar, ter um bom salário, participar de festas,  lhes trará a  felicidade para sua vida. Essas mesmas pessoas quando voltam para a  realidade do dia a dia ficam deprimidas, tristes e sem paz.
Só Deus nos assegura a verdadeira paz e felicidade, então, não perca o seu tempo, e busque um relacionamento verdadeiro, de intimidade e  de amor com Deus.
Deus não quer ritual, Ele quer ser relacionar com você.
É na casa de Deus que temos o ápice do nosso relacionamento com Deus.
Ir à casa de Deus não é uma obrigação penosa! Se agir assim, tudo no culto irá lhe incomodar, o som estará sempre desagradável, os irmãos serão chatos, sempre encontrará algo para criticar. Isto acontece quando estamos fisicamente na casa de Deus mas, com a cabeça nos problemas do mundo.
O dia do Senhor deve ser reservado com amor, coração quebrantado, louvor e adoração verdadeiros, uma entrega total, 100% na presença de Deus. Um relacionamento de intimidade com o Senhor.
No texto de Isaías 58:2 “2 Todavia me procuram cada dia, tomam prazer em saber os meus caminhos, como um povo que pratica justiça, e não deixa o direito do seu Deus; perguntam-me pelos direitos da justiça, e têm prazer em se chegarem a Deus.”
Muitos buscam a Deus apenas para servir aos seus caprichos. Estão dentro da igreja com o coração lá fora. Isso não é amor a Deus é apenas religiosidade.
Mostram uma coisa diferente daquilo que está dentro do seu coração. Podem enganar as pessoas, mas lembre-se que Deus sabe tudo que está dentro de você especificamente dentro do seu coração.
Deus sabe tudo, como enganar a Deus?
Esse povo do texto de Isaías jejuava e antes mesmo do término acabavam brigando entre eles, que jejum é esse?
Jejuar é separar um tempo para Deus. Só você e Deus no momento de intimidade profunda com Ele.
Existe dois tipos de jejum o  total e parcial.  Total quando você deixa de comer todo tipo de alimento e água, enquanto o parcial você não se abstém de alimento, mas continua a tomar água. Aprenda que o jejuar é estar em intimidade com Senhor senão nada faz sentido.
Impossível jejuar e ficar conversando com os outros nas redes sociais. É o momento seu com Deus e mais nada.
O jejuar deve ser prazeroso e não cansativo senão passa a ser ritual e não relacionamento verdadeiro.
É você que estabelece o tempo com Deus. Deus não te obriga em nada na definição do tempo.
Versículo “7 O jejum que me agrada é que vocês repartam a sua comida com os famintos, e recebam em casa os pobres que estão desabrigados, que deem roupas aos que não teme que nunca deixem de socorrer os seus parentes.
Muitas vezes estamos cheios de futilidades e achamos que estamos separados vivendo um relacionamento com Deus. É preciso que seja feita uma reflexão: Como estou me relacionando com Deus?
O profeta Isaías chama atenção do povo e deixa claro que o Senhor não iria ouvir o clamor deles.
Muitas vezes estamos tão presos aos rituais que achamos que Deus está esperando coisas grandes e diferentes de nós.
Deus nos ensina que Ele quer é nossa atitude de fé. Muitas delas são coisas pequenas tal como abraçar e orar por um irmão em momentos de dificuldades. Orar e ajudar uma pessoa doente, ter paciência com um perdido e desviado, amar ao próximo, colocar em prática tudo que Deus tem nos ensinado.
Queremos fazer algo tão grande diante de Deus, produzir coisas maravilhosas para o Senhor e muitas vezes Ele só quer que amemos nossos irmãos.
Queremos ganhar o mundo, e Deus espera que tenhamos atitude de cristãos no nosso dia a dia.
A atitude do Reino é bem clara, não fomos feitos para destruir, fomos feitos para restaurar. A vontade de Deus é que sejamos uma agente de transformação no ambiente em que vivemos.
A sua presença nos lugares tem de produzir paz e alegria nos ambientes que você frequenta. Você tem que ser bênção para vida das pessoas.
Busque a Deus de verdade e sinta a presença de Deus na sua vida.
Deixe Deus te amar e te libertar, e com toda certeza sentirá a verdadeira felicidade. Aquela que não pode ser encontrada em nenhum outro lugar somente no Senhor.
Deus mostra nessa profecia que as coisas são simples. O que mostra o poder de Deus em nós são nossas pequenas atitudes de amor ao próximo.
O Senhor está nos ensinando que se priorizarmos o dia do Senhor seremos abençoados  e toda a nossa família.
Você não vai à igreja porque é domingo. Você vai à igreja porque é o dia do Senhor.
É o dia de louvar, adorar, orar, agradecer e aprender a palavra de Deus. É o tempo que reservamos para Deus, para vivermos, compartilharmos juntos em comunhão com todos os irmãos em Cristo Jesus. É um dia de festa, celebração, alegria e de verdadeira paz.
A palavra o Senhor não está dizendo: vai buscar o bispo, pastor, homens, ele está dizendo busque Adonai (Deus).
O Senhor deixa bem claro em seus ensinamentos. O que Ele quer de nós. O Senhor não quer rituais, sacrifícios. Ele não quer que nós produzamos coisas que Ele não pediu.
Talvez você quisesse fazer coisas grandes, e Deus espera de você atitudes pequenas como um abraço ao seu próximo, palavras de encorajamento e de amor.
Não corra atrás de rituais se liberte de toda religiosidade porque o evangelho de Jesus é simples. Ele procura pessoas que o amam e o adoram em espírito e em verdade. Não é um amor forçado e cheio de sacrifícios.
O Senhor não quer sobras. Ele espera de você as primícias, o melhor do seu tempo.
Não adianta pedir a Deus: “Senhor me usa”. E quando o Senhor ouve suas orações  você só causa confusão e contendas na realização do seu chamado com seus irmãos.
Jesus tem um plano de transformação para sua vida. Então ame e produza muito mais para Deus.
O que importa o que Jesus já fez na cruz por nós.
Que sua vida seja um instrumento de gratidão para Deus.
Não queira sacrifícios e religiosidade para sua vida.
Deus quer ter conosco  um relacionamento sincero, verdadeiro e de amor. E que esse amor nos contagie e possamos praticá-lo com as outras pessoas.
A profecia de Isaías é simples:
- Ele não quer que seja praticado  rituais e religiosidade.
- Deus quer que seja praticado a sua Palavra e que seu amor nos contagie para que possamos proclamá-los para outras pessoas.
Deus quer ser prioridade na sua vida. É preciso passar mais tempo com Deus.
Deus só quer ter um relacionamento de amor com você.
Que o Amor do Senhor se manifeste em você.
Deus não quer ritual e sim relacionamento. Deus está lhe chamando  para ficar perto dEle.
Ele quer que você entre na presença dEle.
Deixe Deus te usar para ser um instrumento de bênção na vida das pessoas.
Aprenda os valores da Palavra de Deus.
Deus procura pessoas que querem dar seu coração em atitudes simples, de humildade e de amor. Ele não quer religiosidade.
Talvez você esteja com o coração duro por causa das lutas e dificuldades, entregue o seu coração a Jesus, Ele jamais irá lhe decepcionar.
Receba essa mensagem e aprenda que Deus está querendo algo mais profundo. Deus não quer coisas externas.
Deus quer um coração verdadeiro cheio de amor.
Deus está cuidando de você independente do momento que esteja vivendo.
Se entregue completamente ao Senhor e viva um relacionamento de amor com Ele.

Igreja do Evangelho Quadrangular do Jd. Palmira e Pari.
Culto (30 de Outubro de 2016): Pastor Marlon Góes.