Home
História da Quadrangular
Cultos on-line
Pedidos de oração
Diaconato
Louvor e adoração
Estudos Bíblicos
Galeria Fotos

Radio Ieqpalmira

Facebook

Fale conosco

Em memória Pr. Jonas da Lapa

Localização



Cultos On-line - Texto

Como é feliz, aquele que é generoso!

Mateus 10:40-42

40 "Quem recebe vocês, recebe a mim; e quem me recebe, recebe aquele que me enviou.
41 Quem recebe um profeta, porque ele é profeta, receberá a recompensa de profeta, e quem recebe um justo, porque ele é justo, receberá a recompensa de justo.
42 E se alguém der mesmo que seja apenas um copo de água fria a um destes pequeninos, porque ele é meu discípulo, eu lhes asseguro que não perderá a sua recompensa".

A Palavra do Senhor é viva e eficaz. Quando damos ouvidos às instruções de Deus, estamos prestes a viver grandes mudanças em nossas circunstâncias, mas principalmente dentro de nós. Porém, esse processo se pode levar mais tempo do que pensamos. É preciso, deixar a mentalidade de esperar que as bênçãos venham de maneira praticamente instantânea, sem que aja obediência, dedicação e renúncia da nossa vontade em submissão a vontade do Senhor.  
Há situações em nossa vida que podem trazer uma “felicidade instantânea” como ir à praia em um dia ensolarado, mas ao voltar para rotina, a vida continua na mesma, muitas vezes, sem alegria, paz e sem um propósito definido.
Você pode ter vivido um dia feliz, mas não ser uma pessoa feliz. Viver momentos felizes, de maneira esporádica, não garante o preenchimento do vazio do coração, a satisfação completa que somente é desfrutada em Deus.
A felicidade verdadeira demanda mais esforço e dedicação. Existem princípios para alimentar essa felicidade. Ter uma vida de felicidade vai exigir de você um pouco mais.
Existem pessoas investindo na vida de felicidade como estivesse investindo em um dia feliz. Não tem como ser feliz só um dia, porque no amanhecer de um novo dia tudo poderá acabar.
A Bíblia nos ensina alguns princípios como construir uma vida de felicidade.
A vida cristã não é algo fácil. O texto de Mateus 10, o Senhor Jesus escolhe doze homens: pescadores, zelotes, publicanos. Homens com hábitos, profissões, e expectativas de vida diferentes, no entanto, o Senhor ensinará a todos eles como viver com um belo propósito.
O Senhor discipula esses homens. Jesus já sabia que eles iriam se relacionar com muitas pessoas ingratas.
 Como Deus pode despertar em você o senso de alegria e paz e ainda lhe preparar para enfrentar lutas?
Sendo GENEROSO! A generosidade não deixará que o seu coração seja contaminado pela amargura da ingratidão.
Quem sabe você já sentiu na pele, a dor e a revolta que a ingratidão gera.  A gente fica com uma sensação ruim de que não vale a pena fazer o bem, já que se recebeu o mal. E então, os sentimentos de frustração e desânimo são praticamente inevitáveis.
O Senhor Jesus ensinou: "Quem recebe vocês, recebe a mim; e quem me recebe, recebe aquele que me enviou”. Isso quer dizer faça, ajude, trabalhe, ame sem esperar recompensa, porque ela vem de Deus.
“Quem recebe um profeta, porque ele é profeta, receberá a recompensa de profeta, e quem recebe um justo, porque ele é justo, receberá a recompensa de justo”.
Na maioria das vezes o profeta é mal compreendido, porque ele toca nas feridas, denuncia o erro, para que haja arrependimento e abandono do pecado.
Quem recebe o profeta recebe recompensa do profeta. Quando damos ouvidos, com disposição de obedecer, estamos recebendo o profeta. O Senhor nos corrige para nos dar honra e não para nos expor.
O que recebe o homem justo, fiel a Deus, temente a Deus receberá o galardão do Senhor.
Muitas vezes deixamos de ajudar alguém porque julgamos e não vemos o que Deus vê.  Jesus nos ensina que devemos olhar para o próximo com um olhar de misericórdia, ser generoso e amar sem esperar nada em troca. Jesus ensina isso aos discípulos porque eles iriam pregar em uma sociedade que estava em vivendo momento de lutas e sofrimentos. Como avaliar o justo?
Fazer uma visita à Cracolândia ou numa cadeia e falar que ninguém presta sem avaliar o contexto estará cometendo injustiça. Deus conhece o coração do homem e sabe quem é justo e quem não é.
A recompensa do justo é misericórdia, amor incondicional, perdão. Por quem perdoa recebe perdão, quem ama recebe amor, o honesto recebe honestidade.
“E se alguém der mesmo que seja apenas um copo de água fria a um destes pequeninos, porque ele é meu discípulo, eu lhes asseguro que não perderá a sua recompensa".
Se alguém der apenas um copo da água fria aos pequeninos, Jesus faz uma analogia aos discípulos como alunos dele. Água fria quer dizer o princípio de hospitalidade, acolhimento, cuidado para receber quem amamos. É dar importância na recepção. A maneira como as pessoas valorizam as outras. Jesus assegura que não perderá a sua recompensa.
Jesus estava ensinando aos doze discípulos e gerando no coração deles um espírito de amor, gratidão e principalmente de confiança de que Deus estava vendo tudo o que eles estavam fazendo.
Precisamos aprender com isso e não querer servir apenas quem nos serve. Fazer algo para alguém, sem esperar reconhecimento.
Deixe Deus avaliar o nível da recompensa.
Existem muitas pessoas que estão tristes com a igreja, por esperar recompensa de pessoas. A verdadeira recompensa quem dá é o Senhor. Ao saber disso nós devemos só realizar, e manifestar no coração um espírito generoso. Amar o outro sem esperar nada em troca.
É o Senhor que lhe recompensará. Quando servimos e amamos as pessoas estamos servindo ao Senhor.
O Senhor nos ensina que quem pratica piedade está lucrando. Ninguém jamais fica no prejuízo fazendo o bem.
Fazer algo para alguém sem esperar nada em troca. Ao ofertar faça isso com alegria, porque só uma pessoa generosa faz isso com alegria. Tire todo o espírito de avareza do seu coração. Entenda o princípio da recompensa. Entenda e deixe seu coração fluir em generosidade e amor.
Ser generoso não é uma tarefa fácil, muitas vezes, é cansativo, requer alguns sacrifícios. Porém, vale a pena, porque assim, se está contruindo para ser feliz a vida toda.
Esses princípios servem para mudar a tua história a tua vida. É desfrutar de uma felicidade eterna.
Precisamos ser felizes agora e amanhã também.
Vale a pena pagar o preço para uma vida de felicidade e não só um dia de alegria.
Não adianta fazer ritual para ser feliz, precisamos aprender os princípios e ensinamentos de Deus para viver uma vida de felicidade.
Tudo tem um preço a ser pago, então por que nossa felicidade não precisa ter preço?
A tua felicidade depende de como você obedece a Deus. Precisamos o tempo todo fazer uma auto avaliação o que precisa ser mudado em minha vida?
No começo da caminhada dos discípulos o Senhor está ensinando esses princípios. A palavra do Senhor nos ensina que não importa se você não é valorizado pelas pessoas, o que realmente importa é qual valor Deus lhe atribui. O Senhor está atento a todos os nossos atos de amor e generosidade com as pessoas.
Generosidade é um ato de dar e abençoar. É virtude daquele que se dispõe a sacrificar os próprios interesses em benefício do outro.
Se você quer ser feliz e próspero? Então está na hora de vencer a avareza do seu coração. Para de achar que as coisas precisam retribuição.
Apenas faça porque quem recebe é você, quem recebe a Ele recebe o Pai.
Que esse princípio possa tocar no seu coração e que você entenda que independente do que os homens possam retribuir, existem galardões que somente o  Senhor pode nos dar.
Que a nossa recompensa seja trazida do Senhor, porque Ele sabe nos abençoar melhor que os homens. Que Ela venha do Senhor.

Igreja do Evangelho Quadrangular do Jardim Palmira e Pari.
Pastor Marlon Góes. (20  de Outubro de 2019)