Home
História da Quadrangular
Cultos on-line
Pedidos de oração
Diaconato
Louvor e adoração
Estudos Bíblicos
Galeria Fotos

Radio Ieqpalmira

Facebook

Fale conosco

Em memória Pr. Jonas da Lapa

Localização



Cultos On-line - Texto

 

Renove a sua confiança no Senhor.

Leia II Reis 19:1-7

“1 Ao ouvir o relato, o rei Ezequias rasgou as suas vestes, pôs roupas de luto e entrou no templo do Senhor.
2 Ele enviou o administrador do palácio, Eliaquim, o secretário Sebna e os sacerdotes principais, todos vestidos com pano de saco, ao profeta Isaías, filho de Amoz.
3 Eles lhe disseram: "Assim diz Ezequias: Hoje é dia de angústia, de repreensão e de humilhação; estamos como a mulher que está para dar à luz filhos, mas não tem forças para fazê-los nascer.
4 Talvez o Senhor seu Deus ouça todas as palavras do comandante de campo, a quem o senhor dele, o rei da Assíria, enviou para zombar do Deus vivo. E que o Senhor seu Deus o repreenda pelas palavras que ouviu. Portanto, suplique a Deus pelo remanescente que ainda sobrevive".
5 Quando os oficiais do rei Ezequias chegaram a Isaías,
6 este lhes disse: "Digam a seu senhor: ‘Assim diz o Senhor: Não tenha medo das palavras que você ouviu, das blasfêmias que os servos do rei da Assíria lançaram contra mim.
7 Ouça! Eu o farei tomar a decisão de retornar ao seu próprio país, quando ele ouvir certa notícia. E lá o farei morrer à espada ".

As paraolimpíadas nos chama atenção pela perseverança, garra, força de vontade, confiança e a luta de cada atleta.
Quando a nossa autoestima esta elevada o nosso aproveitamento é o melhor possível.
Passamos a produzir muito mais e consequentemente conseguimos ultrapassar todos os obstáculos que a vida nos impõe.
Nos dias atuais é comum encontrar pessoas com autoestima em baixa. Essas pessoas vivem uma vida não acreditando em nada, elas têm uma visão negativa da vida, um pessimismo exacerbado.
A pessoa com baixa estima, acredita que não pode conquistar nada.
Vive com um sentimento de derrota.
São pessoas inseguras em relação as situações e dificuldades do dia a dia. São pessoas ansiosas vivem em alerta e sofrem por algo que pode ou não acontecer.
Quando não sabemos lidar com esse medo no nosso coração o desespero e o pavor toma conta da nossa vida.
Nunca dê ouvidos o que as pessoas dizem sobre você. Ouça somente o que Deus diz sobre você.
Nunca de ouvido as pessoas que dizem que você não é capaz.
Se você é uma pessoa que se preocupa com que os outros estão pensando ou falando de você com toda certeza você se tornará em uma pessoa travada, insegura e derrotada.
Acredite (creia) no que Deus diz quem você é.
Não se preocupes tanto com o que acham de você. O mais importante é o que Deus sabe a teu respeito.
Se você é uma pessoa que acredita quando alguém diz que você não é capaz com toda certeza sempre será nada e esta fadada a derrota.
Quantos filhos ouviram de seus pais ou parentes que é uma pessoa burra e  incapaz de realizar alguma coisa.
E essas mesmas pessoas acabam reproduzindo isso aos seus filhos destruindo toda esperança. E isso passa de pais para filhos tornando um ciclo de derrota familiar.
Existem muitas pessoas sem expectativas e esperança por vivenciarem essas experiências tristes.
Quando você muda a sua forma de pensar, isso fará toda diferença na sua vida.
Você enxergará a vida de uma forma diferente. Com toda certeza seu coração se encherá de esperança e fé.
É fácil confiar no Senhor quando tudo esta bem.
Há momentos que não sabemos por que estamos sofrendo.
E indagamos ao Senhor por que tenho que passar por isso?
Essa é uma das perguntas mais comuns, quando passamos por algum problema. Porque eu? Porque comigo? Porque... agora?!?
Quando temos a nossa autoestima em alta com toda certeza aumentará em muito a nossa confiança e esperança em um dia melhor.
Quando nossa autoestima esta em baixa aos poucos nossa esperança vai desaparecendo e passamos acreditar que tudo que acontece conosco é culpa do inimigo.
Vamos absorvendo todos os problemas até chegar a hora que a gente se cansa e o desânimo toma conta de nossa vida.
Não somos esgoto que se deixa ser levado.
Você esta em um caminho e Deus te dá todas as instruções na palavra que lhe consolará e com isso, você chegará ao momento e no lugar certo.
O Rei Ezequias foi um dos melhores Reis de Israel, mas o povo estava se simpatizando com outros deuses e religiões.
A palavra nos ensina que devemos prestar culto somente ao Senhor nosso Deus o único e verdadeiro e que não existe outro Deus como Ele.
No nosso dia a dia convivemos com pessoas de outras religiões e crenças. São pessoas boas e temos carinho por elas.
Essas mesmas pessoas professam (creem) um deus que não é o nosso Deus. E por estarmos tão próximo delas simpatizamos com essas coisas e com o tempo acabamos reproduzindo suas crenças e rituais.
Precisamos estar atento e vigiarmos o tempo todo porque às vezes na convivência do dia a dia passamos a adquirir hábitos e costumes que nos leva a adorar o que não era para ser adorado.
Israel começa a fazer a mesma coisa e passa a adorar outros deuses.
E Deus repreende o povo.
O Rei Ezequias teve coragem de repreender e chamar a atenção do povo a respeito dessa adoração errada. O Rei Ezequias destruiu todos os altares de idolatria.
O Rei Ezequias cultuava somente ao Senhor.
À medida que o povo  adorava somente Adonai a bênção veio sobre a vida deles.
O povo estava feliz, mas em seus arredores o Rei Assírio dominava todas as nações.
Chegou aos ouvidos do Rei Ezequias todos esses rumores de guerra. 
Do lado dentro dos muros de Jerusalém tinha paz e eles estavam protegidos.
O poderoso rei da Assíria, que já havia destruído todas as nações vizinhas, de um momento para outro, resolve conquistar Jerusalém.
O Rei da Assíria em um determinado momento decide atacar Israel e manda seu comandante ameaçá-los e a debochar do Deus de Ezequias.
Visando enfraquecer o moral dos exércitos de Judá, o Rei Assírio envia mensageiros para estimular o povo a não confiar no seu rei.
O Rei Ezequias teve de enfrentar essa situação difícil.
O Rei Ezequias foi afrontado, ridicularizado, descaracterizado em sua autoridade, quando o emissário do rei da Assíria Senaqueribe, de uma forma humilhante, motivou o povo a desacreditar no seu Deus e em seu governante. Isso nos leva a lembrar de que, de certa forma, todos passamos por situações difíceis em nossa vida.
Eles cercaram Jerusalém impedindo a entrada de comida e bebida para dentro dos muros de Jerusalém. E ao longo do tempo o povo começou a sofrer e a padecer.
Com a diminuição de suas forças e de sua esperança O Rei Ezequias se cansa dessas ameaças.
Com a autoestima em baixa Ezequias passa acreditar naquilo que o comandante Assírio estava dizendo.
O Rei Ezequias viveu uma afronta humilhante.
O medo passa a tomar conta do coração do Rei Ezequias ele manda dizer ao profeta Isaías “3 estamos como a mulher que está para dar à luz filhos, mas não tem forças para fazê-los nascer.
Quantas vezes nos sentimos da mesma maneira sem forças para lutar.
O Rei Ezequias reúne seus homens e sua liderança e manda procurar o profeta Isaías para dizer “hoje é o dia da angustia”.
Talvez você esteja vivendo momentos iguais ao do Rei Ezequias no dia de hoje!
Em situações como essas, deixamos que argumentos racionais, tais como o medo e a perplexidade, passem a trabalhar a favor do inimigo, limitando-nos e levando-nos a perder a certeza e a confiança de que maior é o que está conosco e não aquele que faz as ameaças.
A palavra de Deus esta nos ensinando “não tenha medo do confronto por algo que você acha que seja maior que você.”
O Senhor vai tirar todos os inimigos do seu caminho. Você não precisara lutar só esperar não ter medo  apenas crer ter fé.
O Senhor esta dizendo espera um pouco tenha fé. Confia que o inimigo será removido do seu caminho.
Devemos enfrentar essas lutas com coragem e fé naquele que nos fortalece, que é poderoso para operar um grande livramento, e pode desfazer as táticas do inimigo.
Quando estamos angustiados é o pior momento para tomar decisões. Porque estamos cheio de nós mesmos.
Para resolver certos problemas precisamos se encher do Espírito Santo de Deus.
Se acalme. Se encha do Senhor! Confie nEle!.
Talvez você esteja perdendo o controle da situação por acumular muitos problemas na sua vida.
Você precisa permitir que Deus trabalhe no seu coração.
Precisamos acreditar e ter fé no Senhor.
O Rei Ezequias não precisou fazer nada para sobreviver mais um dia.
O Rei Ezequias cria em um Deus poderoso que está acima das afrontas as quais, por mais contundentes que possam parecer, por mais irreversíveis que possam mostrar-se, não são capazes de derrotar o homem que confia plenamente no Senhor.
Você precisa se acalmar na presença do Senhor. Acalme seu coração.
Pessoas tomadas pelo desânimo não tem forças para enfrentar as lutas e dificuldades da vida.
Deixe o Senhor tratar da sua vida. Deixe o Senhor cuidar de você.
Quantas vezes você pediu para Deus uma nova chance?
E depois de recebê-la voltou a fazer tudo igual como era antes.
Existem momentos  que você pode estar fazendo tudo certo e mesmo assim estar sendo atacado.
Às vezes achamos que a batalha precisa de coisas extraordinárias.
O inimigo começa a atacar a nossa cabeça e isso nos deixa perturbado e com o tempo perdemos o sono e a nossa paz.
Nesses momentos tão difíceis, se aquiete, entre na presença do Senhor e confie nEle.
Mesmo diante de tantas dificuldades que estão a sua frente renove a tua fé e a sua confiança em Deus.
É só isso que você precisa fazer para enxergar melhor os seus problemas e vencê-los.
Você só precisa restaurar a confiança em Deus.
Em nome de Jesus que você permita que o Espírito de Deus possa renovar a sua confiança.
Se você não renovar a sua confiança jamais acreditará na palavra de Deus.
Que seja profetizado confiança na sua vida!
O resultado final dessa citação bíblica pode presenciar que Deus reverteu àquela situação em favor de Ezequias.
Da mesma forma, em nossas vidas, esse mesmo Deus que já se tem mostrado poderoso em tantas situações pode operar grandes livramentos.
Portanto, não se desanime e não se deixe levar pelas ofensas e artimanhas do mal e nem por ameaças de quem possa se mostrar poderoso como Senaqueribe.
Deus é maior!
Deus te abençoe!
Igreja do Evangelho Quadrangular Jardim Palmira e do Pari.
Culto pregado: Pastor Marlon Góes.