Home
História da Quadrangular
Cultos on-line
Pedidos de oração
Diaconato
Louvor e adoração
Estudos Bíblicos
Galeria Fotos

Radio Ieqpalmira

Facebook

Fale conosco

Em memória Pr. Jonas da Lapa

Localização



Cultos On-line - Texto

Preste atenção aos detalhes

Gênesis 28-16

“16 Acordando, pois, Jacó do seu sono, disse: Na verdade o Senhor está neste lugar; e eu não o sabia”.

Jacó viveu muitos momentos de conflitos na sua vida. Nós muitas vezes nesses momentos difíceis perguntamos a Deus:” Por quê Senhor?”. E na maioria das vezes não encontramos resposta a esse pergunta, porque muitos dos nossos erros estão nos detalhes e não damos a devida importância a eles.

O texto nos mostra uma crise familiar entre os irmãos Jacó e Esaú. Jacó foi obrigado a fugir da casa de seus pais, pois se ele ficasse poderia morrer. Se eles eram uma família de Deus, então por que algo tão ruim assim aconteceu?

Muitos pais dizem que o amor que sentem pelos seus filhos é igual. Mas aplicam regras diferentes para cada um deles. Por vários motivos dão mais atenção a um do que ao outro. Quando os pais agem assim, preferindo um em detrimento do outro, podem não perceber na hora, mas vão causar muitos problemas futuros nos corações deles.

 Rebeca amava mais a Jacó do que a Esaú e Isaque amava mais a Esaú do que a Jacó (Gn 25.28), a harmonia conjugal e familiar tornou-se cada vez mais difícil.

E quando Rebeca ficou sabendo que Isaque queria abençoar Esaú e não Jacó, ela resolveu enganar o marido em favor de Jacó. A família estava dolorosamente partida: de um lado Isaque e Esaú; do outro, Rebeca e Jacó.

Os esforços em favor de um e não de outro produziram muitos problemas: engano, mentira, trapaça, desrespeito, ódio e desejo de vingança.
E para que não aconteça uma tragédia ainda maior na família Jacó é obrigado a fugir de casa, deixando tudo para trás. Ele iria viver uma vida totalmente diferente daquela que ele tinha na casa de seus pais.

A família perdeu a harmonia, a felicidade e o amor, por causa do desprezo aos detalhes importantes, no caso, aqui, a predileção por um dos filhos.

É preciso se atentar aos detalhes. Por exemplo, o perdão é um detalhe que faz toda diferença na vida do ser humano e não damos muita importância.

O Senhor está operando o tempo todo nas pequenas coisas e não estamos atentos, por isso, não damos valor.

Jacó acorda e percebe que Deus estava naquele lugar. “16 Acordando, pois, Jacó do seu sono, disse: Na verdade o Senhor está neste lugar; e eu não o sabia”.

Essa atitude dos pais, fez com que Jacó ficasse anos separado da sua família. E quando Deus manda Jacó retornar a casa de seus pais, o medo tomou conta do seu coração, mas Deus já tinha preparado o coração do seu irmão Esaú.

Quantos de nós achamos que Deus não está conosco na família, no trabalho, nos nossos relacionamentos. E quando acordamos, percebemos que Deus estava o tempo todo do nosso lado.

Deus está sempre presente na nossa vida. Deus está o tempo todo do nosso lado, só não enxergamos por que estamos dormindo.

Nós, muitas vezes mergulhamos em nossos ressentimentos, mágoas e com isso vamos ficando amargos, azedos, e por isso, não percebemos a Presença Dele.

Quando abrimos nosso coração tudo é mudado. As coisas de Deus estão nos detalhes, mas é preciso acordar.

Deus tinha uma promessa para Jacó, mas ele não conseguia enxergar.
A gente só precisa ouvir a Deus, confiar, ter fé e obedecer. A mensagem de Deus está em detalhes, e ao entender isso recebemos a sabedoria.

Você sabe o que nos diferencia dos ímpios?

A diferença está na sabedoria. Ela faz com que demos valor nas pequenas coisas, nos detalhes.

Muitos dos problemas no relacionamento conjugal, com os filhos e com as pessoas do nosso convívio estão nos detalhes.

A tua felicidade está nos detalhes, mas você precisa acordar.

As coisas do Senhor se resumem em detalhes: o amor, a paciência, o perdão, a misericórdia, a generosidade.

Mas ninguém consegue entender isso dormindo.
Você não estar vendo nada ainda, mas ao acordar perceberá que o tempo todo Deus estava com você.

O tempo todo o Senhor está com você.

Viva todas as experiências que Deus tem para sua vida. Não desanime, não desista. Acorde, você tem muita coisa ainda para viver.

Deus quer ter um relacionamento de intimidade e amor com você. Deus não quer religiosidade.

Ele quer espiritualidade, porque ela muda nosso comportamento, deixamos de lado todas as práticas erradas e passamos a fazer segundo a vontade do Senhor.

Espiritualidade muda nossa mente e o nosso coração. Espiritualidade é mudança de vida.

O tempo todo nós estamos nos escandalizando com as pessoas religiosas.
A escolha é sua: Você vai ter uma vida religiosa ou espiritual?

Que você seja a influência que o mundo está precisando. Que você cumpra a vontade de Deus com a ética e a moral do Reino de Deus.

Você não precisa sair dizendo: eu sou crente, porque através do seu comportamento e das suas atitudes e práticas as pessoas verão se você é um cristão.
Se você quer ser feliz, você precisa despertar.

O Senhor o tempo todo esteve do seu lado, você só não enxergava porque estava dormindo.

Aprenda com a palavra do Senhor e desperte. O tempo todo o Senhor está cuidando de você, só precisa acordar.

Identifique os detalhes no seu relacionamento com Deus, respeite-os e com certeza, será uma pessoa espiritual e feliz de verdade.


Igreja do Evangelho Quadrangular do Jd. Palmira e Pari.
Pastor Marlon Góes. (24 de Junho de 2018)