Home
História da Quadrangular
Cultos on-line
Pedidos de oração
Diaconato
Louvor e adoração
Estudos Bíblicos
Galeria Fotos

Radio Ieqpalmira

Facebook

Fale conosco

Em memória Pr. Jonas da Lapa

Localização



Cultos On-line - Texto

É dia de buscar e se preparar

Lucas 24:13-33

13 Naquele mesmo dia, dois deles estavam indo para um povoado chamado Emaús, a onze quilômetros de Jerusalém.
14 No caminho, conversavam a respeito de tudo o que havia acontecido.
15 Enquanto conversavam e discutiam, o próprio Jesus se aproximou e começou a caminhar com eles;
16 mas os olhos deles foram impedidos de reconhecê-lo.
17 Ele lhes perguntou: "Sobre o que vocês estão discutindo enquanto caminham? " Eles pararam, com os rostos entristecidos.
18 Um deles, chamado Cleopas, perguntou-lhe: "Você é o único visitante em Jerusalém que não sabe das coisas que ali aconteceram nestes dias? "
19 "Que coisas? ", perguntou ele. "O que aconteceu com Jesus de Nazaré", responderam eles. 20 "Ele era um profeta, poderoso em palavras e em obras diante de Deus e de todo o povo.
21 Os chefes dos sacerdotes e as nossas autoridades o entregaram para ser condenado à morte, e o crucificaram;
22 e nós esperávamos que era ele que ia trazer a redenção a Israel. E hoje é o terceiro dia desde que tudo isso aconteceu.
23 Algumas das mulheres entre nós nos deram um susto hoje. Foram de manhã bem cedo ao sepulcro
e não acharam o corpo dele. Voltaram e nos contaram que tinham tido uma visão de anjos, que disseram que ele está vivo.
24 Alguns dos nossos companheiros foram ao sepulcro e encontraram tudo exatamente como as mulheres tinham dito, mas não o viram".
25 Ele lhes disse: "Como vocês custam a entender e como demoram a crer em tudo o que os profetas falaram!
26 Não devia o Cristo sofrer estas coisas, para entrar na sua glória? "
27 E começando por Moisés e todos os profetas, explicou-lhes o que constava a respeito dele em todas as Escrituras.
28 Ao se aproximarem do povoado para o qual estavam indo, Jesus fez como quem ia mais adiante.
29 Mas eles insistiram muito com ele: "Fique conosco, pois a noite já vem; o dia já está quase findando". Então, ele entrou para ficar com eles.
30 Quando estava à mesa com eles, tomou o pão, deu graças, partiu-o e o deu a eles.
31 Então os olhos deles foram abertos e o reconheceram, e ele desapareceu da vista deles.
32 Perguntaram-se um ao outro: "Não estavam ardendo os nossos corações dentro de nós, enquanto ele nos falava no caminho e nos expunha as Escrituras? "
33 Levantaram-se e voltaram imediatamente para Jesuralém. Ali encontraram os Onze e os que estavam com eles reunidos,

Em nossa vida aqui na terra, devemos nos preparar para enfrentar dores e sofrimentos. Ninguém está livre de passar por isso!
Quantas vezes, você já perdeu um ente querido? Sofreu frustração, fracasso? Ficou enfermo? Foi traído(a)?
A qualquer momento podemos ser surpreendidos por acontecimentos bons ou ruins.
As surpresas da vida aparecem, esteja você preparado ou não para lidar com elas.  Quando os revezes da vida surgem, muitos reagem mal, ficam deprimidos, sem forças, perdem a esperança. A  falta de fé e esperança impede de confiar em Deus e por isso, os desesperançosos não acreditam que o dia melhor virá.
Como é difícil ajudar pessoas que perderam a vontade de viver. Como ajudar pessoas que estão sem esperança que dias melhores virão?
Tantas pessoas que foram magoadas e hoje se encontram desesperançosas, que não acreditam mais no seu casamento, na sua família, nas amizades, e que podem realizar seus sonhos.
Pessoas sem esperança, sem fé e sem expectativas. O Salmo 30:5 nos ensina que “O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã”.  Você crê nisso?
Para crer nisso é preciso estar alimentado da Palavra de Deus, senão seremos somente pessoas otimistas.
Existe uma diferença muito grande em ter esperança e otimismo. Só a palavra de Deus pode nos gerar esperança.
Em 2Timóteo 3:1-4 o apóstolo Paulo diz “ 1 Saiba disto: nos últimos dias sobrevirão tempos terríveis.
2 Os homens serão egoístas, avarentos, presunçosos, arrogantes, blasfemos, desobedientes aos pais, ingratos, ímpios,
3 sem amor pela família, irreconciliáveis, caluniadores, sem domínio próprio, cruéis, inimigos do bem,”
4 Mas apesar de tudo isso você Timóteo tem aprendido com meu sofrimento, e sabe Deus me livrou de tudo isso.
O Evangelho de Lucas 24:13, relata dois homens que estavam de cheio de expectativas enquanto Jesus estava no meio deles, mas eles se frustraram quando Jesus morre. Toda aquela fé e esperança de viver dias melhores tinham acabado para eles.
Ouviram a mensagem de Jesus, mas esses dois homens não conseguiam se lembrar de tudo que Jesus tinha ensinado. Estavam a caminho de Emaús desiludidos, tristes, desanimados sem esperança e fé.
Quantos só querem viver suas vidas e dar vazão às suas vontades!
Vivem uma vida de religiosidade extrema, não dão nenhuma importância à Palavra de Deus.
Mas essas mesmas pessoas podem em determinado momento de luta na vida querer a palavra de Deus e as suas limitações impedirem de tê-las.
A verdade é que existem momentos na vida que todos nós podemos ser pegos de surpresa, por isso precisamos estar alimentados com a Palavra de Deus porque somente ela nos preparará para superarmos os dias maus.
Existem momentos que não vai dar tempo de ouvir uma palavra de esperança fica firme e seja forte que estou contigo. Em Josué 1:9 a palavra nos ensina “Não fui eu que ordenei a você? Seja forte e corajoso! Não se apavore nem desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar".
Busque a palavra de Deus na sua vida, prioriza-a porque poderão existir ataques na sua mente e a alma e isso lhe impedirá de lembrar-se de tudo aquilo que Deus falou a você.
Você precisará desse fortalecimento da palavra para poder enfrentar o sofrimento, angústia e enfermidade ou escassez financeiras.
O que o dia de amanhã nos reserva?
Só a Palavra de Deus gera vida, nos dá esperança e faz com que nosso coração se encha de fé e possamos crer que o dia de amanha será melhor que o anterior.
Somente a palavra do Senhor é que gera em nos esperança e projeta o futuro. É a palavra que faz com que olhemos para nossos filhos e tenhamos esperança de dias melhores. Confiando que o Senhor vai nos abençoar.
Quantos de nós perdemos esperança com pessoas que nos decepcionaram, nos magoaram e nos feriram.
Como ter fé e confiar se a minha família, cônjuge e amigos me decepcionaram? Em quem acreditar?
É difícil recomeçar sem esperança. Quando buscamos o Senhor aprendemos através da sua Palavra que o Senhor pode abrir portas e realizar milagres.
Quantas pessoas hoje se encontram doentes e abandonadas em um leito de hospital, sedentas pela Palavra de Deus e não tem ninguém para ensiná-las.
Priorize a Palavra de Deus na sua vida, porque somente ela nos dará força para vencer todas lutas que poderemos passar em dias difíceis.
Essa palavra não quer por medo no seu coração, mas alertar sobre a importância de priorizar as coisas certas. Todos estamos sujeitos às diversidades!
Precisamos estar prontos para lidar com isso. É necessário estar atento porque pode estar bom hoje e amanhã não.
Quais são as lições que tiramos nos momentos de dificuldades? Muitas pessoas quando estão bem  acham que não precisam da palavra de Deus e as suas prioridades são: curtir a vida, os prazeres da carne. Ninguém sabe o que pode acontecer no dia de amanhã!
Como a vida muda tão rapidamente! E muitas vezes temos que recomeçar do nada.
O que vai fazer com que você consiga enfrentar todos os momentos de dificuldades sem medo e desespero é a Palavra de vitória que já foi liberada.
Quando Jesus começa a falar com os dois homens o coração deles começam a arder. Eles passaram o dia com Jesus e nem perceberam quem Ele era. Jesus vai lembrando-os de todas as dificuldades que passaram e também de todas as promessas. Ao sentar para jantar os seus olhos se abriram e todo medo e preocupação cessaram.  E a partir daí eles se enchem de esperança e correm para Jerusalém e dizem: Jesus ressuscitou.
Todo desânimo e falta de fé por dias melhores agora ganha vida e esperança. A esperança tinha voltado.
A vida do cristão não é garantia que nunca passaremos por dias difíceis e que teremos tudo. Mas com toda certeza, que teremos esperança nas lutas e dificuldades. Ninguém está livre de tragédias e lutas.
A pergunta é: Se o dia mau bater na porta, como lido com ele?
O apóstolo Paulo traz um conselho abençoado para Timóteo. Hoje as pessoas são fúteis e não estão preocupadas em aprender a Palavra que irá lhe fortalecer nos momentos de luta. Por isso ele que estava pronto a morrer diz a Timóteo, para não negociar aquilo que havia aprendido com Deus e estava guardado em seu coração. Haverá momentos de dificuldades e lutas, não ceda!
Através da sua Palavra o Senhor quer que reflitamos de verdade qual é a nossa prioridade?
Os dias difíceis vêm para todos. Muitas pessoas nas suas lutas e dificuldades jogam fora tudo aquilo que Deus deu e lhes ensinou. Ao invés de continuar o processo terão que recomeçar do zero.
Quando Deus nos corrige e nos ensina o único propósito é nos proteger de nós mesmos.
É por não se dar o valor que a palavra de Deus merece, que tantas pessoas estão sem fé e por consequência também geram no coração dos outros essa falta de esperança. A palavra de Deus diz que somos sal da terra e luz do mundo.
13 “Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens.
Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte;”(Mateus 5:13-14)
Ser sal da terra e luz do mundo significa ter uma vida que glorifica a Deus e leva outras pessoas a seguir Jesus. As boas obras podem ser pequenas, mas têm um efeito muito grande.
O sal serve para dar gosto e conservação aos alimentos, o sal não vai regenerar o que está podre, mas vai parar o processo de corrupção.
A falta de fé e esperança na Palavra do Senhor, contamina toda uma geração.
Cabe a nós preservar nossa geração para que eles não tenham que sofrer pelos nossos pecados e pelos deles. A luz vai fazer com eles enxerguem à frente.
Um verdadeiro discípulo, aquele que permanece no ensino de Jesus, é liberto, um filho da luz, portanto, é luz no Senhor (Efésios 5:8). É impossível a um discípulo de Jesus esconder a sua real condição dos que não crêem, da mesma forma que é impossível esconder uma cidade edificada sobre um monte.
Como igreja precisamos entender esse processo, podemos estar sofrendo pelas consequências dos erros dos nossos pais e fazendo nossos filhos sofrerem pelos nossos pecados. Enquanto outras pessoas  estão felizes porque desfrutam hoje de uma colheita abençoada porque tiveram pais que foram fiéis à Palavra do Senhor.
Nós todos somos responsáveis por preservar aqueles que poderão se contaminar.
A palavra de Deus quer nos preservar de sermos pessoas amarguradas e  que vão transferir essa podridão aos seus descendentes.
Paulo falou para Timóteo, “Fica firme, não negocie, prefira conhecer a Deus e acreditar na Palavra do Senhor”.
Precisamos estar alimentados da Palavra para poder vencer as lutas e dificuldades. Só isso nos fortalece e nos faz suportar todo sofrimento nos momentos mais difíceis da nossa vida.
Que tipo de comida você quer comer? Do que você está se alimentando?
Precisamos estar nutridos pela palavra de Deus, para poder enfrentar os momentos de lutas e dificuldades e sair vencedor.
Todos nós podemos passar por dias difíceis, mas o Salmos 23:1 nos enche de esperança  “1 O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará”. Para crer nisso somente quem esta se alimentando da palavra de Deus.
 Na Bíblia, vemos inúmeros homens que enfrentaram tantas lutas e dificuldades, mas tinham fé que Deus estava com eles.
Quem está bem alimentado da palavra do Senhor jamais vai se sentir só, em suas lutas, quando  as pessoas se afastam, essa pessoa sabe que Deus está ali presente em todos momentos de sua vida.
É preciso refletirmos: O que tem sido prioridade em nossa vida? Porque nos momentos de dificuldades não teremos fé naquilo que não conhecemos.
Se nós estamos desnutridos da palavra de Deus, como a palavra nos trará conforto e esperança?
O momento de buscar a Palavra é hoje! Ainda é tempo, porque talvez você não terá a oportunidade de comer da Palavra nos momentos de dificuldades.
Busque o Senhor de todo o seu coração. Quais são as suas prioridades?
Deixe de ser religioso e passe a valorizar palavra de Deus, porque ela é viva e é eficaz. Só a Palavra do Senhor nos dá vida, fé e esperança.
Precisamos nos lembrar das promessas do Senhor porque nos momentos de lutas é isso que nos dará força e nos levantará nos momentos de dificuldades.
Que a igreja seja sedenta e faminta pela Palavra de Deus. A mesa está posta!
Senhor nos ajude a manter firme nossa fé e esperança.

Igreja do Evangelho Quadrangular do Jd. Palmira e Pari.
Pastor Marlon Góes. (04 de Novembro de 2018)