Home
História da Quadrangular
Cultos on-line
Pedidos de oração
Diaconato
Louvor e adoração
Estudos Bíblicos
Galeria Fotos

Radio Ieqpalmira

Facebook

Fale conosco

Em memória Pr. Jonas da Lapa

Localização



Cultos On-line - Texto

Ficar nu é sempre melhor

Mateus 6:5-8

"5 E quando vocês orarem, não sejam como os hipócritas. Eles gostam de ficar orando em pé nas sinagogas e nas esquinas, a fim de serem vistos pelos outros. Eu lhes asseguro que eles já receberam sua plena recompensa.
6 Mas quando você orar, vá para seu quarto, feche a porta e ore a seu Pai, que está no secreto.  Então seu Pai, que vê no secreto, o recompensará.
7 E quando orarem, não fiquem sempre repetindo a mesma coisa, como fazem os pagãos. Eles pensam que por muito falarem serão ouvidos.
8 Não sejam iguais a eles, porque o seu Pai sabe do que vocês precisam, antes mesmo de o pedirem.

A Bíblia para você é um espelho ou uma janela? Como espelho a palavra do Senhor mostra  nossa imperfeição, não oculta nada, é implacável. No entanto, se você faz da Palavra uma janela, olharás para os outros, questionando e julgando a vida alheia. A Bíblia tem sido um instrumento na sua vida para lhe auxiliar num auto exame e busca de transformação interior, ou para ser uma ferramenta para enxergar os defeitos do outro?
Na igreja há muitas pessoas que gastam todo seu tempo todo apontando os defeitos dos outros. Acreditam que os problemas sempre estão no próximo. Enquanto agem desta forma, prejudicam seu próprio tratamento em seu caráter, retardando sua cura espiritual, emocional, familiar, etc.
Muitas pessoas não se deixam tratar e por isso ficam procurando desculpas para seu comportamento errado. 
Com a desclassificação da seleção brasileira da Copa do Mundo, o que não faltou foram críticas e mais críticas contra os jogadores, equipe técnica.
Como somos acostumados a criticar aos outros! Criticamos todos os políticos, sim, generalizamos, colocamos todos no mesmo balaio como corruptos. Mas será que nós somos honestos em tudo que realizamos?
Criticamos a violência, mas no dia a dia nós podemos ter um comportamento violento com as pessoas.
Será que a culpa é só do outro? O que você está fazendo para melhorar as situações de que você tanto reclama?
Muitos pais dizem aos seus filhos: "Façam o que falo, mas não façam o que eu faço".
Nessa passagem bíblica citada, Jesus fala aos discípulos, não era para qualquer pessoa. Por que Jesus trás os discípulos para perto dEle?
Porque os discípulos seriam os responsáveis para sair, pregar e viver os ensinamentos de Jesus Cristo.
No meio dos seus discípulos tinha Simão que era um homem violento, também haviam aqueles que vinham de passado de desonestidade, incredulidade. Os discípulos andavam com Jesus para serem influenciados e influenciadores.
Nessa época as pessoas viviam em dificuldades em estado de miséria.
Certas pessoas por se decepcionar em seus relacionamentos não querem mais confiam em ninguém. Se fecham em si próprios, podendo tornar-se amarguradas e intolerantes. Deixam de semear algo bom e abençoado devido as feridas que outras pessoas lhe causaram.

Talvez você já foi enganado e usado por pessoas que um dia você amou e ajudou. E essas traições acabam endurecendo o seu coração, colocando-o dentro de uma armadura e fechando-te para desenvolver outros relacionamentos.
Jesus ensina os discípulos porque socialmente eles estavam desenganados. É como olhar para nossa sociedade e achar que ela tem jeito. Mas para Jesus tem sempre jeito de mudar.
Jesus ensina no Sermão do Monte, o princípio da felicidade. Aquela que é verdadeira, eterna. 
Essa felicidade que Deus oferece e que o mundo tenta oferecer, mas não consegue, pois é uma felicidade plena que se origina no próprio Deus.
Devido as decepções e dificuldades da vida, as pessoas podem se tornar autossuficientes.  
Ficam também indiferentes às pessoas, se alguém fica doente, sem dinheiro, sem amigos, não se importam, afinal: “Cada um com seu problema!”, é o lema de muitos.
As ruas das cidades brasileiras estão cheias de pessoas em dificuldades e muitas vezes passamos por essas pessoas como elas não existissem, elas são como seres invisíveis. Quantos têm se tornado insensíveis, impiedosos.
E com isso perdemos nossa pureza e nos tornamos pessoas contendeiras, briguentas. Tem pessoas que dizem: "Eu dou um boi para não entrar numa briga e uma boiada para não sair".
Em Mateus 6 Jesus fala sobre oração. Jesus nos ensina que não devemos ritualizar, isto é,  usar de vãs repetições no nosso relacionamento com Deus.  Jesus fala aos discípulos para que parassem com aquilo. Devemos, sim, entrar em nosso quarto, fechar a  porta e falar com Deus.
Deus te conhece, então seja verdadeiro no seu relacionamento com Ele. Deus quer que você seja sincero, seja você mesmo.
Deus quer que você venha a se despir de toda arrogância, egoísmo, tristeza, medo e decepção. Deus quer que você tire tudo isso diante dEle.
Ao fazer isso você irá se expor e cairá toda casca e máscara que lhe impede de falar verdadeiramente com Deus.
Deus quer uma oração verdadeira e um relacionamento de intimidade com Ele.
Deus quer franqueza e que você se exponha diante dEle.  Abra seu coração diante do Senhor.
E por que precisamos fazer isso?
No capitulo 5 ensina o principio da felicidade. Para ser feliz eu preciso saber primeiro como ser feliz e depois orar.
Por que Jesus começa o sermão da montanha dizendo isso?
Para que aqueles que se acham autossuficientes reconheçam diante do Senhor que precisam de ajuda, isto é ser pobre de espírito.
A primeira coisa é saber que não posso ser autossuficiente. Se você quer ter paz, equilíbrio, tem que reconhecer que é dependente do Senhor. Essa é primeira atitude de quem quer ser feliz.
Jesus também diz: “Felizes são os que choram”. Muitas pessoas deveriam quebrantar o coração e chorar, mas ficam na janela cuidando da vida dos outros.
Os problemas da vida nos tornam pessoas secas e insensíveis. Devemos orar a Deus para resgatar a sensibilidade e as emoções sadias.
O Senhor nos mostra que felizes são os que choram porque serão consolados.
Entenda que neste mundo você sentirá dor e tristeza, mas a sua felicidade está em ser consolado por Deus.
Jesus também nos ensina que felizes são os humildes, aqueles que ajudam um ao outro que não pensam só em si.
Confie em Deus como a sua única fonte de força e provisão.
O Senhor quer sua prosperidade para que você possa investir na casa do Senhor e abençoar as pessoas e para isso é preciso ser humilde. Feliz, quem não individualiza, mas pensa no próximo.
“Felizes são os que têm fome de justiça”. Escolha fazer a coisa certa, mesmo quando tudo estiver difícil. Não engane ninguém, nem se alegre com as coisas erradas.
“Felizes são os puros de coração”, devemos conservar a pureza do nosso coração. Busque a Deus com um coração de criança, cheio de fé e amor. E quando olhar para os outros, lance fora todo preconceito e julgamento.
“Felizes são os pacificadores porque serão chamados filhos de Deus”. Se você é contendeiro, (briguento) reveja os seus conceitos e procura ter mais paciência, compreensão. Seja misericordioso  e propague  a paz nos seus relacionamentos.
Jesus está dando a receita de felicidade aos discípulos e também como colocar em prática, que é através da oração.
Exponha seu coração diante de Deus.  A felicidade não vem de fora para dentro, é o contrário, ela vem de dentro para fora.
Se você está escandalizado por alguma coisa ou com alguma pessoa, não se revolte, entra na presença do Senhor e abre o seu coração a Deus e exponha tudo, e mostre quem você é de verdade.
Deus quer intimidade conosco, é essa oração que ele quer da gente, o resto é ritual que não tem capacidade de nos fazer felizes.
Não somos seres incapazes, porque temos o espírito de Deus dentro de nós e ele nos deu muita sabedoria e inteligência.
Com um coração endurecido pela vida nunca faremos nada e  nunca seremos felizes.
Eis como devemos viver: Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. (Filipenses 4.6)
As pessoas de hoje não encontram a verdadeira felicidade porque não vivem o que Jesus ensinou e seguem os conselhos deste mundo.
Se dispa diante do Senhor e mostre quem você é de verdade. Pare de se enganar e mostre  que você precisa de ajuda para poder respeitar as pessoas, não ser individualista, não ser briguento, etc e o Senhor lhe ajudará, te dará paz e a verdadeira felicidade.
Para ser feliz é preciso pensar, entender e reconhecer que você é totalmente dependente do Senhor.
Se você entender e praticar esse ensinamento de Jesus verás como é grande e verdadeiro o amor de Deus.
Em suas orações não use de rituais, abra o seu coração e seja verdadeiro, humilhe-se e seja sincero com o Senhor. Entenda que você em tudo nessa vida precisa de Deus.

Igreja do Evangelho Quadrangular do Jd. Palmira e Pari.
Pastor Marlon Góes. (08 de Julho de 2018)