Home
História da Quadrangular
Cultos on-line
Pedidos de oração
Diaconato
Louvor e adoração
Estudos Bíblicos
Galeria Fotos

Radio Ieqpalmira

Facebook

Fale conosco

Em memória Pr. Jonas da Lapa

Localização



Cultos On-line - Texto

 

Os Males da Autossuficiência

“Já que o seu coração se abriu e você se humilhou diante do Senhor ao ouvir o que falei contra este lugar e contra os seus habitantes, que seriam arrasados e amaldiçoados, e porque você rasgou as vestes e chorou na minha presença, eu o ouvi”, declara o Senhor. “Portanto, eu o reunirei aos seus antepassados, e você será sepultado em paz. Seus olhos não verão toda a desgraça que vou trazer sobre este lugar”. (2Rs 22.19-20)

Como a autossuficiência é presente em nossos dias. Tantas pessoas que vivem como se nunca fossem precisar de ninguém, vivendo como se fossem ilhas. O que é muito ruim, porque todos nós em algum momento da vida precisaremos da ajuda de alguém e todos em sua essência precisam de Deus.

A autossuficiência se manifestou pela primeira vez no Jardim do Éden.  O homem desejou não depender de Deus e isto o fez pecar. Junto com a autossuficiência vem a maldição. O ser humano agora sofre para se alimentar, a mulher é oprimida e dominada e o homem é envenenado pelos ‘espinhos e cardos’. Dores e sofrimentos que o homem não precisava experimentar se não fosse sua autossuficiência. Jesus Cristo veio para quebrar a maldição. Mas, a autossuficiência impede o ser humano de se humilhar diante de Deus. Por isso continuam a sofrer para se ter o sustento diário, se tornam escravas de seus medos, vivem presas. Provas de que a autossuficiência tem sido maior que a dependência à Deus!

Josias foi um rei maravilhoso! Ele fazia o que o Senhor aprovava. Porque Josias procurava fazer o que Deus se agrada. Ao procurar acertar ele encontrava o caminho certo. Você precisa primeiro, querer acertar na vida. Deus te deu inteligência para fazer oque é certo. Muitas vezes, cometemos erros, porque queremos. Se você quiser fazer o que é certo aos olhos do Senhor, você procurará o caminho para realizar as obras que agradam a Deus. Josias entendia que as atitudes do seu povo eram condenáveis.

Um dia, o livro da Lei foi encontrado no templo. O livro foi trazido ao rei e lido. Quando Josias ouviu ele soube que sua nação estava sob maldição.  Josias então se arrepende, se humilha e clama diante de Deus. O Senhor ouviu seu clamor e declarou que Josias seria poupado. Josias foi perdoado porque se humilhou diante de Deus. Ele não foi autossuficiente, ele se rendeu totalmente ao Senhor e encontrou misericórdia, perdão e a fartura do Senhor. O reino de Josias prosperou sobremaneira.

Se em seu casamento, trabalho, relacionamento com Deus, você não se sente realizado e pleno é porque há muita autossuficiência no coração. Os planos de Deus são bons, mas tem que depender de Deus. Você poderá não querer a Deus, resistir e fazer tudo do seu jeito, mas o fato é que todos sem exceção precisam de Deus.

Onde há muita autossuficiência, há pouca maldição sendo quebrada.

É preciso se humilhar diante de Deus. É preciso buscar a Deus. Quem procura a Deus, acha. Mas quem não procura a Deus não acha.

Tem coisas erradas na sua vida? Tenha atitude de lançá-las para fora!

Você tem todo o direito de ter sonhos, metas, opiniões. Porém, ninguém tem o direito de não depender de Deus!

Jesus Cristo já rompeu com o poder do pecado. As maldições foram aniquiladas pela Presença de Deus. Mas, não basta falar de Jesus, tem que crer Nele e rende-se a Ele.

Deus te abençoe,

Igreja do Evangelho Quadrangular Jardim Palmira
Culto pregado: Pastor Marlon Góes.