Home
História da Quadrangular
Cultos on-line
Pedidos de oração
Diaconato
Louvor e adoração
Estudos Bíblicos
Galeria Fotos

Radio Ieqpalmira

Facebook

Fale conosco

Em memória Pr. Jonas da Lapa

Localização



Cultos On-line - Texto

O dia do milagre

Marcos 3:1-6
1 E outra vez entrou na sinagoga, e estava ali um homem que tinha uma das mãos mirrada.
2 E estavam observando-o se curaria no sábado, para o acusarem.
3 E disse ao homem que tinha a mão mirrada: Levanta-te e vem para o meio.
4 E perguntou-lhes: É lícito no sábado fazer bem, ou fazer mal? salvar a vida, ou matar? E eles calaram-se.
5 E, olhando para eles em redor com indignação, condoendo-se da dureza do seu coração, disse ao homem: Estende a tua mão. E ele a estendeu, e foi-lhe restituída a sua mão, sã como a outra.
6 E, tendo saído os fariseus, tomaram logo conselho com os herodianos contra ele, procurando ver como o matariam.

O Evangelho de Marcos fala de um homem que tinha uma deficiência física,  uma de suas mãos  era atrofiada.
Naquela época, na cultura judaica qualquer pessoa com deficiência não era bem vista. Ela era julgada pelas pessoas, como alguém amaldiçoada.
Isso também acontece nos dias de hoje, quando olhamos para uma pessoa com deficiência, podemos nos levar por preconceitos, podemos ter sentimento de dó, acreditando que eles não são capazes. No entanto, muitos não se deixam dominar pelo vitimismo, superam suas limitações e podem ser até mais felizes e realizados que muitas pessoas consideradas “sadias”.
Mas apesar disso, acredito que aquele homem na sinagoga esperava por um milagre em sua vida. Afinal, o sofrimento físico dele era real e o estigma da sociedade em relação a ele de se não ser uma pessoa “abençoada” também.
Quem sabe ele estava cheio de expectativa, pensando: “Será que é hoje o dia do meu milagre?”
Existe dia e hora para se receber um milagre?
Para o grupo religioso daquela época que guardavam o sábado, com tanta “dedicação”, havia sim. Todos os dias, Deus poderia realizar Sua vontade, menos no sábado. Quanta prepotência!

Não existe hora certa para viver os milagres de Deus. Toda hora é hora para o Senhor fazer Sua vontade. O dia do seu pode ser hoje.
Jesus entra na sinagoga e todos ficam observando seu comportamento. Será que Ele vai fazer milagres e curar homem no sábado?
Deus não veio desrespeitar o sábado dos judeus, mas provar que até do sábado ele é Senhor (Mateus 12.8).
Em todo culto, todo o momento que buscamos ao Senhor, pode ser o dia de milagres. Não é só no domingo. Podemos nos reunir a qualquer dia e Deus pode fazer milagres. Mateus 18.20: “20 Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles”.
Deus é Deus e pode fazer o que quiser na hora que Ele quiser.
Jesus pega esse homem e leva para o centro da sinagoga e depois faz a seguinte pergunta: “4 E perguntou-lhes: É lícito no sábado fazer bem, ou fazer mal?” objetivando confrontar todas as pessoas.
Jesus olha para as pessoas e espera a resposta, mas eles se calam, ficam indiferentes, porque para eles o que importava era a continuidade da tradição, costumes e não o milagre, a cura.
Cristo não queria que os fariseus dessem importância apenas ao sábado dizendo que naquele dia “santificado” iriam adorar ao Senhor, mas Ele queria que todos os dias fossem assim, ou seja, não adianta guardar um dia se todos os outros são sem dedicação a Deus.
Deus a todo o momento quer fazer algo diferente na nossa vida. Mas deixamos de viver as maravilhas Dele quando temos a atitude prepotente de “orientar” a Deus: o momento, o dia e como Ele deve fazer!
Jesus olha para os homens e fica irado, quando pergunta, se era lícito Ele fazer o bem ou mal no dia de sábado, e os religiosos, simplesmente se mantém em um silêncio cínico. Qual é sua reação quando fica irado?
Muitas pessoas em momentos de ira colocam para fora todos os sentimentos ruins. Imagine se Jesus reagisse dessa forma com todo poder que Ele tem. Poderia mandar fogo, mas não fez porque Ele deixa transbordar Sua essência santa, Ele só faz o bem ao necessitado!
Ao mesmo momento que fica irado Jesus se entristece. Tente imaginar, você querendo fazer o bem e as pessoas te julgando. Jesus querendo curar o homem, e o povo queria viver seus costumes com julgamento injusto e errôneo.
Tem tantas coisas que queremos fazer para Deus e quando pedimos ajuda para certas pessoas elas só nos criticam e atrapalham. Essas são as pessoas religiosas.
Deus o tempo todo está querendo abençoar e fazer milagres na vida das pessoas, mas certas pessoas que poderiam ser canal de bênção são instrumentos para dificultar a obra de Deus.
A ira e a tristeza se manifesta nos servos de Deus, quando querem abençoar os necessitados e outros de coração duro, que estão voltados para contentas e confusão se levantam para atrapalhar.
Como pode pessoas que dizem ser cristãs, que já estão há anos na igreja, vivenciaram milagres, o amor de Deus e sua atitude e comportamento criam obstáculos para impedir que outras pessoas sejam abençoadas por Deus?
Lembre-se  de como você era antes de conhecer verdadeiramente Jesus. Então porque você quer impedir que outras pessoas sejam abençoadas como você foi?
Dentro da igreja  tem pessoas que ficam o tempo todo avaliando, julgando e criticando as outras, mas não dá o devido valor na mensagem. Conhecem o conteúdo da mensagem bíblica, mas nunca as trazem para o seu coração e assim colocar em prática em sua vida.
Agem dessa forma porque o coração está endurecido!
Colocam exigências e barreiras para que outras pessoas sejam abençoadas.
Jesus não se importou o que os religiosos estavam falando e julgando. Jesus jamais vai deixar de te abençoar porque tem gente que não está gostando.
Jesus não estava preocupado se tinha pessoas julgando o seu comportamento. Ele fez o milagre curando o homem com uma das mãos mirradas, independente do que as pessoas estavam pensando.
O milagre é hoje. Aprenda uma coisa Deus não vai no seu ritmo e na sua hora.  Ele faz na hora e no momento que Ele quiser. Ele é Senhor!
Muitos estão satisfeitos em ver shows na igreja, elas não estão preocupadas com a salvação pessoas, nem delas próprias!
Elas só querem ser abençoadas no momento que elas desejam. Deus faz milagre a qualquer hora e qualquer momento. Não somos nós que determinados o momento e hora do milagre.
Esteja sempre pronto para receber o milagre de Deus na sua vida. Não deixe nada e ninguém roubar o seu milagre.
Jesus está passando então apresente a Ele sua “mão mirrada”, suas dores, problemas e dificuldades. O Senhor é bom e sempre tem o prazer em fazer um milagre na sua vida.
Não tenha só uma visão crítica da igreja e das coisas de Deus. Abra os seus olhos para ver todos os milagres que Deus está fazendo na sua vida e na vida das outras pessoas.
Alegre se com os milagres do próximo. Seja um parceiro  e um servo que  contribui para o milagre acontecer. Não fique pré julgando: hoje não pode! Pare com isso. Seja um servo do Senhor para que as pessoas sejam abençoadas.
Precisamos despojar do nosso eu. Deixe cada um viver o seu milagre na hora e no dia que Deus desejar. Nós devemos ser instrumentos do Senhor para viver esse milagre.
Não endureça seu coração, queira ver Jesus realizando milagres na vida das pessoas.
Podemos observar na igreja alguns irmãos crescendo, tendo seu interior, caráter transformado enquanto outros permanecem intactos em sua “velha vida e natureza”. Esses que ao invés de crescer, se atrofiam, atestam seu coração endurecido. São os mesmos que Deus dá oportunidade de serem abençoados hoje, e eles vivem dizendo: “Amanhã eu obedeço, amanhã eu irei, outro dia...hoje não”
Uma palavra para quem está com o coração duro:
Deus vai continuar fazendo a obra e abençoando as pessoas, você querendo, concordando ou não!
Jesus é misericordioso, e curou aquele homem. Ao ser curado ele deixou de ser considerado pelos outros uma pessoa amaldiçoada e passa a ser visto como deveria, um abençoado do Senhor.
O tempo todo Deus está fazendo milagre porque Ele é bom e Fiel.
Que você possa entender esse ensinamento, e não seja uma pessoa que esteja impedindo os milagres de Deus na vida das pessoas.
Que nós estejamos alinhados com os planos e propósitos de Deus e que possamos viver a vontade de Deus para nossa vida.

Igreja do Evangelho Quadrangular Jd. Palmira e Pari.
Pastor Marlon Góes. (14 de outubro de 2018)