Home
História da Quadrangular
Cultos on-line
Pedidos de oração
Diaconato
Louvor e adoração
Estudos Bíblicos
Galeria Fotos

Radio Ieqpalmira

Facebook

Fale conosco

Em memória Pr. Jonas da Lapa

Localização



Cultos On-line - Texto

O poder de uma aliança

Josué 2:1-18
1 Então Josué, filho de Num, enviou secretamente de Sitim dois espiões e lhes disse: "Vão examinar a terra, especialmente Jericó". Eles foram e entraram na casa de uma prostituta chamada Raabe, e ali passaram a noite.
2 Todavia o rei de Jericó foi avisado: "Alguns israelitas vieram aqui esta noite para espionar a terra".
3 Diante disso, o rei de Jericó enviou esta mensagem a Raabe: "Mande embora os homens que entraram em sua casa, pois vieram espionar a terra toda".
4 Mas a mulher que tinha escondido os dois homens respondeu: "É verdade que os homens vieram a mim, mas eu não sabia de onde tinham vindo.
5 Ao anoitecer, na hora de fechar a porta da cidade, eles partiram. Não sei por onde foram. 6 Corram atrás deles. Talvez os alcancem".
6 Ela, porém, os tinha levado para o terraço e os tinha escondido sob os talos de linho que havia arrumado lá.
7 Os perseguidores partiram atrás deles pelo caminho que vai para o lugar de passagem do Jordão. E logo que saíram, a porta foi trancada.
8 Antes dos espiões se deitarem, Raabe subiu ao terraço
e lhes disse: "Sei que o Senhor lhes deu esta terra. Vocês nos causaram um medo terrível, e todos os habitantes desta terra estão apavorados por causa de vocês.
10 Pois temos ouvido como o Senhor secou as águas do mar Vermelho perante vocês quando saíram do Egito, e o que vocês fizeram a leste do Jordão com Seom e Ogue, os dois reis amorreus que aniquilaram.
11 Quando soubemos disso, o povo desanimou-se completamente, e por causa de vocês todos perderam a coragem, pois o Senhor, o seu Deus, é Deus em cima nos céus e embaixo na terra.
12 Jurem-me pelo Senhor que, assim como eu fui bondosa com vocês, vocês também serão bondosos com a minha família. Dêem-me um sinal seguro
13 de que pouparão a vida de meu pai e de minha mãe, de meus irmãos e minhas irmãs, e de tudo o que lhes pertence. Livrem-nos da morte".
14 "As nossas vidas pelas de vocês! ", os homens lhe garantiram. "Se você não contar o que estamos fazendo, nós a trataremos com bondade e fidelidade quando o Senhor nos der a terra".
15 Então Raabe os ajudou a descer pela janela com uma corda, pois a casa em que morava fazia parte do muro da cidade,
16 e lhes disse: "Vão para aquela montanha, para que os perseguidores não os encontrem. Escondam-se lá por três dias, até que eles voltem; depois poderão seguir o seu caminho".
17 Os homens lhe disseram: "Estaremos livres do juramento que você nos levou a fazer
18 se, quando entrarmos na terra, você não tiver amarrado este cordão vermelho na janela pela qual nos ajudou a descer, e se não tiver trazido para a sua casa o seu pai e a sua mãe, os seus irmãos e toda a sua família.

Em momentos de lutas e dificuldades, é comum que algumas muitas pessoas que estavam afastadas da igreja procurem o pastor e digam: “Eu não estou vindo mais na igreja, mas estou em comunhão com Deus”.
As atitudes dessas pessoas mostram que para elas, a igreja não tem importância e que são pessoas autossuficientes.
São pessoas que não querem viver em comunhão com o corpo de Cristo e que acham que conseguem encontrar o caminho sozinhos.
Na verdade, não é bem assim, porque essas pessoas na maioria das vezes estão tristes, desorientadas e principalmente não estão bem emocionalmente.
A igreja que é o corpo de Cristo não é só uma estrutura física, e sim o local de união e congregação de pessoas. É onde Deus libera os dons espirituais para que cada pessoa receba instrução certa no momento certo.
Se você acha que o corpo de Cristo (igreja) é desnecessário, como irá se desenvolver sem essa estrutura abençoada?
O Senhor sempre vai estabelecer a comunhão entre os irmãos para que eles compartilhem entre si o encorajamento e ensino mutuamente.
A igreja é o local certo para os irmãos serem encorajados e ajudados uns pelos outros. Aqueles mais fortes edificam os irmãos que estão se sentindo mais fracos. Alcançar esse efeito agindo de maneira individual é muito difícil!
Tem tanta gente tentando fazer isso sozinha. Elas até dizem: “Eu sou vencedor”, e por não terem sustentação acabam desanimando e desmoronando.
Tente imaginar a vida de Raabe, por ser uma mulher, ela naturalmente já era considerada alguém sem valor, só que ela ainda tinha um ‘agravante’ era uma prostituta o que a fazia ainda mais indigna diante de todos.
Porém, Raabe tem uma atitude corajosa. Ela não delata os espias para o seu rei. Arriscando assim, a sua própria vida e de seus familiares.
Ela queria fazer algo de bom para melhorar a sua vida e da sua família. Quantos de nós também queremos o melhor para nossa família?
Raabe percebia que algo muito grande estava para acontecer.
Ela tinha conhecimento das grandes maravilhas que Deus havia feito em prol de Israel, como a libertação do Egito, a travessia do Mar Vermelho, e a vitória sobre os dois reis amorreus, Siom e Ogue, que estavam a leste do Jordão.
Raabe revelou que sabia que o Senhor havia dado aquela terra aos filhos de Israel, e também falou sobre o grande pavor que tomou o coração do povo, pois sabiam que o Deus de Israel é “Deus em cima nos céus e em baixo na terra” (Josué 2:11).
Como ir contra um Deus que age assim a favor de seu povo?
 Raabe conseguia lidar bem com as pressões. Ela decidiu hospedar e esconder os espias.
O rei de Jericó ouviu que espiões estavam na casa de Raabe e quis apanhá-los. Mas Raabe disse que eles tinham ido embora ao anoitecer (Josué 2:4-6). Os homens do rei saíram em perseguição, mas não encontraram os espias.
Muitas pessoas sob pressão não conseguem ter uma boa reação diante dos confrontos, se precipitam e erram.
Raabe tinha escondido os espiões no terraço de sua casa. Quando o perigo passou, ela subiu ao terraço e declarou que cria que Deus tinha dado aquela terra aos israelitas. Ela reconheceu que Deus é soberano sobre tudo e pediu para que poupassem sua família (Josué 2:11-13). “Tenham misericórdia de mim e de minha família”, disse Raabe.
Raabe foi um exemplo de fé em ação. Ela decidiu ficar do lado do povo de Deus, rejeitando a cultura idólatra em que vivia. Deus não rejeitou Raabe por ser prostituta. Ele viu sua fé e a recompensou.
Os espiões concordaram em poupar a família de Raabe, porque ela tinha poupado suas vidas. Eles deram instruções a Raabe: amarrar um cordão vermelho na janela de sua casa e trazer todos os membros de sua família para dentro da casa. Todos que estavam na casa seriam poupados (Josué 2:17-19).
Isso mostra que ficou firmada uma aliança entre Raabe e os espias.
Raabe entendia que os espias eram representantes de Deus e que essa aliança a protegeria, bem como, sua família.
Muitas pessoas querem ser abençoadas, mas não querem fazer alianças.
Como ir à igreja e não ter aliança e compromisso como os irmãos?
Toda estrutura da igreja tem a função de ajudar e proteger os irmãos.
Entenda a importância da aliança e lealdade. É a aliança que nos fortalece.
Uma aliança, do ponto de vista bíblico, não traz apenas segurança e firmeza de fé, mas, sobretudo, a certeza absoluta de que todas as promessas divinas serão cumpridas para com aqueles que aceitam entrar em aliança com o Senhor.
Muitas pessoas querem desfrutar do poder da aliança sem ser aliançado.
Como isso pode ocorrer se as pessoas não te conhecem e não sabem das suas necessidades?
Raabe foi um exemplo de fé em ação. Ela decidiu ficar do lado do povo de Deus, rejeitando a cultura idólatra em que vivia. Deus não rejeitou Raabe por ser prostituta. Ele viu sua fé e a recompensou.
Em uma aliança, você cuida do irmão e ele cuida de você.
Se você não viver esse princípio se achará  autossuficiente.
Uma pessoa que se acha autossuficiente não precisa de Deus de ninguém.
Participar da santa ceia mostra que você está comprometido com a aliança do Senhor.
Entenda a importância de uma aliança, pois nunca saberemos a hora que iremos precisar dos outros.
Se você acha que o corpo de Cristo que é a igreja não tem necessidade e importância, então por que Deus criou os ministérios?
Se o irmão que está em comunhão com você, não têm importância, então por que você está na igreja?
A igreja (casa de Deus) só tem um propósito sermos um povo unido, para que juntos possamos vencer as lutas e dificuldades da vida.
As ovelhas juntas são mais fortes e ficam protegidas aos cuidados do verdadeiro pastor.
A prostituta Raabe sabia que se ela ficasse do lado daqueles espias obteria a segurança dela e de sua família.
Aprenda que o lugar certo é  onde está Deus.
Nós juntos somos mais fortes.
Se você acha que não precisa da comunhão e da ajuda dos irmãos em Cristo e que consegue lutar sozinho, e é autossuficiente, você precisa aprender com esse ensinamento da verdadeira aliança com o Senhor.
Devemos estar unidos e em comunhão com o Senhor para que saibamos que a nossa força está na aliança com o Senhor.
Os israelitas marcharam contra Jericó e durante sete dias caminharam à volta da cidade. No sétimo dia, o exército deu um grande grito e o muro da cidade ruiu. Os israelitas conquistaram Jericó e mataram todos os seus habitantes. Os únicos que foram poupados foram Raabe e sua família. Depois desse acontecimento, Raabe passou a viver com os israelitas (Josué 6:24-25).

Por causa de sua decisão, Deus abençoou Raabe e mudou seu destino. Antes, ela era prostituta. Depois, ela se casou com um israelita e se tornou mãe de Boaz, bisavô do rei Davi (Mateus 1:5-6). Davi foi antepassado de Jesus. Raabe se tornou uma mulher respeitável e um grande exemplo para todos nós.
Como ser do corpo e ficar fora dele? Isso não tem sentido ou você é ou não é.
Entenda que todo o trabalho realizado na igreja é para o bem de todos e nunca individual.
Tudo deve ser feito em comunhão e sob orientação do Senhor.
Entenda como é poderosa a aliança com o Senhor.
Onde há comunhão há bênção e somos mais fortes.
Deus derrama a sua bênção onde há aliança.
Que você não queira mais caminhar sozinho e decida ter aliança com Deus e seus irmãos em Cristo.
Pois essa aliança vai te fortalecer a cada dia.


Igreja do Evangelho Quadrangular do Jd. Palmira e Pari.
Pastor Marlon Góes. (11 de Março de 2018)