Home
História da Quadrangular
Cultos on-line
Pedidos de oração
Diaconato
Louvor e adoração
Estudos Bíblicos
Galeria Fotos

Radio Ieqpalmira

Facebook

Fale conosco

Em memória Pr. Jonas da Lapa

Localização



Cultos On-line - Texto

"Quem eu realmente sou?"

Leia :  Jó 42:4-6

4 Escuta-me, pois, e eu falarei; eu te perguntarei, e tu me ensinarás.
5 Com o ouvir dos meus ouvidos ouvi, mas agora te veem os meus olhos.
6 Por isso me abomino e me arrependo no pó e na cinza.
No início do livro de Jó podemos observar que ocorreu uma discussão entre Deus e o diabo sobre o caráter de Jó.
Quero te convidar a fazer uma reflexão: Como seria um diálogo entre Deus e o diabo sobre você?
Jó era um homem íntegro, de bom caráter.  Aos olhos de Deus não havia falha no caráter de Jó, mas para o diabo Jó só era assim porque ele tinha riqueza, saúde e uma família abençoada.
E o diabo diz: “Tira tudo isso Jó e vamos ver se ele se mantém íntegro?”
Muitas pessoas analisam e avaliam as outras por aquilo que elas têm e não por aquilo que elas são.
A sociedade tenta nos ludibriar, afirmando que você precisa ter, realizar para ter reconhecimento. E quando você não tem, sente-se uma pessoa fracassada e inferior às outras. Sendo que na verdade o fracassado é aquela pessoa que deixou de lutar por aquilo que ela acredita.
Muitas pessoas induzidas pelas mídias, acreditam que o Brasil não tem mais jeito. Se pensarmos assim, então porque tentar lutar por um país democrático e que busca soluções para os nossos problemas?
Quando se sentencia derrota a um casamento, a uma família, a uma nação, não haverá mais disposição para lutar para melhorar.
Nenhuma pessoa tem o direito de julgar e sentenciar alguém. Deus pode mudar as circunstâncias e as pessoas. Aquele ditado que diz que: “Pau que nasce torto morre torto”, é mais uma mentira do inimigo. Jesus é o único carpinteiro que pode endireitar qualquer coisa.
Alguns também incorrem no erro de associar o sucesso, prestigio, riquezas a vitória absoluta. O verdadeiro sucesso está dentro de nós. Mantenha-se firme no propósito, não deixe ser influenciado por coisas do mundo.
Jó perdeu a sua família, toda riqueza, adoeceu, mas uma das coisas mais difíceis para Jó foi cair na boca do povo, ser questionado, avaliado de forma errada.
Para Jó, a integridade era mais importante e tinha mais valor que qualquer outra coisa.
Ser um cidadão honesto e decente era muito importante para Jó. Tome cuidado, porque o mundo lhe seduz para não pensar assim, e lhe engana dizendo: “O que importa é o que você tem”.
Jó demonstra que está disposto a pagar o preço necessário para honrar o que ele é e não o que ele têm.
Se Deus permitisse que o inimigo tocasse no seu emprego, na sua saúde, na sua família, o seu comportamento seria como o de Jó?
Quando lidamos com situações frustrantes, enfermidade e calúnia, revelaremos de fato o que está dentro de nós.
Como você quer terminar sua vida?
Muitas pessoas vivem uma vida falsa. Porém, sempre chega um momento da vida que passamos por um refinamento e isso mostra quem somos de verdade. É o momento que caem todas as máscaras, se a temos.
Jó perdeu tudo, mas manteve intacta a sua integridade.
Além de todo sofrimento que Jó passou ainda teve amigos que questionaram a sua moral.
Há pessoas que avaliam a sua trajetória de vida por aquilo que você adquiriu. Talvez você não tenha conquistado o que os outros têm, mas o que importa para Deus é que você tenha um coração puro e que não se deixou levar por coisas passageiras.
Você precisa entender essas coisas, senão, na primeira luta e perda se considerará uma pessoa fracassada.
A verdadeira pessoa de sucesso é aquela que não vende ou negocia o seu caráter, seus valores, sua integridade.
O tempo todo, a sociedade quer impor que você aceite tudo. A sociedade quer nos enganar que as coisas erradas, impuras são coisas normais que tudo isso é certo.
Você precisa saber quais são os seus valores para saber se você é uma pessoa de sucesso ou não.
Se ser rico a base de desonestidade é sucesso, então é melhor nunca ser.
Jó tinha no coração a certeza que ele era uma pessoa correta. E quando Deus se manifesta, ele fica maravilhado e os olhos de Jó brilharam. Se ele obedecia por ouvir falar, agora muito mais por vê-lo.
Humilhar na presença de Deus não é só chorar, porque isso pode ser só emoção. Se quebrantar é deixar Deus fazer do jeito dEle na sua vida.
Deus não quer que você faça sacrifícios e penitências. Fazer do jeito de Deus é obedecê-lo.
É entender que Deus tem algo maior e melhor para você. Não resista a Deus, abra seu coração e deixe Deus trabalhar na sua vida.  A Bíblia diz: “Portanto, sujeitai-vos a Deus, resisti ao diabo e ele fugirá de vós” (Tiago 4:7). Resistir ao diabo significa negar-se a obedecer a Satanás.
Você está pronto a lidar com isso? Preocupar-se com aquilo que Deus vê e não com o que as pessoas estão dizendo e avaliando a seu respeito. O tempo todo você lida com situações que põem a sua integridade à prova.
No caso de Jó a sua própria esposa falou para ele amaldiçoar a Deus e morrer. Jó poderia desistir da vida, por causa do luto, da doença, da falência, mas ele escolheu manter-se íntegro apesar de tudo que lhe aconteceu.
Deus se manifesta a Jó e ao vê-lo, Jó se esforça ainda mais para ser mais íntegro. E Deus manda os amigos de Jó que lhe acusaram para que Ele possa orar por eles para que nada aconteça com eles. Deus usa os mesmo que colocam em dúvida sua integridade para lhe abençoar, e através das ofertas que os amigos trouxeram, Jó começa reconstituir a sua vida.
Não tenha medo do que as pessoas vão dizer de você o que importa o que Deus sabe sobre você.
Todos aqueles que te prejudicaram, Deus vai levantar pessoas que vão trazer tudo de volta a você.
Se você quer chegar a algum lugar, aprenda que tem propósitos muito mais importantes do que os bens materiais que você vai conquistar.
Não é o emprego, o dinheiro, que vai trazer felicidade a você, e sim o que estão dentro de você.
Existe valores que precisam aumentar dentro de você, pois são eles que vão trazer a verdadeira felicidade para sua vida.
Reveja as suas motivações, os seus propósitos e a sua integridade.
Não deixe  a sociedade lhe pressionar para conquistar as coisas. Não seja enganado pelo diabo, porque somente o Senhor sabe o que é mais importante para sua vida  e qual é a verdadeira felicidade..

Igreja do Evangelho Quadrangular do Jardim Palmira e Pari.
Pastor Marlon Góes. (01 de março de 2020)