Home
História da Quadrangular
Cultos on-line
Pedidos de oração
Diaconato
Louvor e adoração
Estudos Bíblicos
Galeria Fotos

Radio Ieqpalmira

Facebook

Fale conosco

Em memória Pr. Jonas da Lapa

Localização



Cultos On-line - Texto

 

“Vale a pena confiar Nele”

Leia Jeremias 40:1-6

1"O Senhor Deus falou comigo outra vez depois que o comandante-geral Nebuzaradã me havia posto em liberdade na cidade de Ramá. Eu tinha sido acorrentado, junto com todo o povo de Jerusalém e de Judá que estava sendo levado como prisioneiro para a Babilônia. 
2 O comandante-geral me chamou de lado e disse:
— O Senhor, seu Deus, ameaçou destruir esta terra 3 e agora fez o que tinha dito. Tudo isso aconteceu porque o seu povo pecou contra o Senhor e não lhe obedeceu. 
4
Agora, estou tirando as correntes dos seus pulsos e pondo você em liberdade. Se quiser vir comigo para a Babilônia, venha, e eu cuidarei bem de você. Mas, se não quiser, não venha. Você pode ficar em qualquer lugar deste país. Vá para onde quiser e achar melhor.
5 Mas, como eu estava demorando a me decidir, Nebuzaradã me disse:
— Volte e fique com Gedalias, filho de Aicã e neto de Safã. O rei da Babilônia colocou Gedalias como governador das cidades de Judá. Você pode ficar com ele e viver no meio do povo ou então ir para onde achar melhor.
Nebuzaradã me deu mantimentos e um presente e deixou que eu fosse embora. 6 Então fui e fiquei com Gedalias, em Mispa. E ali passei a viver no meio do povo que tinha ficado na terra de Judá".

Jeremias iniciou o seu ministério profético quando ainda possuía cerca de vinte anos. O profeta foi desprezado e perseguido pelos reis devido à mensagem grave de suas profecias contra a monarquia, os falsos profetas, os sacerdotes e contra os injustos.
Jeremias pregava a verdade e essas não eram agradáveis ao povo. Jeremias recebeu a difícil tarefa de advertir sobre a destruição iminente que os Babilônicos promoveriam caso Israel não se arrependesse.
Os falsos profetas porém, eram sempre otimistas, predizendo o bem, embora falsamente, para a nação de Judá.
Jeremias por sua vez anunciava a terrível verdade e por isso Jeremias era chamado de traidor pelos seus compatriotas.
Jeremias dizia somente aquilo que o Senhor mandava-o dizer. Jeremias profetizava que estava por vir um tempo de caos enquanto os falsos profetas diziam que era um tempo de paz. E o povo não deu ouvido a Jeremias.
Em Jeremias 17:5 diz: ""Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do SENHOR"
Jeremias. 17: 6 "Porque será como o arbusto solitário no deserto e não verá quando vier o bem; antes, morará nos lugares secos do deserto, na terra salgada e inabitável." 
Jeremias nos ensina que o único caminho de esperança e bênçãos duradouras é a fé no único Deus.
O homem que confia no homem é maldito. Ele se acha inteligente e capaz de salvar-se, sem depender de Deus. Enquanto que o homem que confia no Senhor é bendito, ele enfrenta dificuldades sem ser abalado, porque o seu Criador cuida dele.
Se você não reconhece que Deus cuida de você, então quem cuida de ti?
Devemos reconhecer, agradecer e nos alegrar por tudo de bom que Deus nos faz e por todas as bênçãos recebidas.
Reconhecer pelo bem que Deus tem dado aos nossos filhos, nossa família, saúde, livramentos do dia a dia, nossa casa, nosso emprego enfim pelo dom da vida.
Devemos confiar plenamente no Senhor.
Jeremias teve que lidar com todo esse sofrimento na prática, mas sua confiança sempre permaneceu firme no Senhor.
O profeta Jeremias passou por vários anos de sofrimento. Deus nunca nos disse que as coisas serão fáceis.
Deus nunca nos prometeu dar as coisas para alimentar nossa vaidade. Deus não tem a obrigação de atender todos os nossos caprichos.
O psicólogo Augusto Cury, disse certa vez: “Que bom seria para as crianças e os adolescentes de hoje que não recebesse tantos presentes de seus pais”. Segundo ele, quando o ser humano é estimulado exacerbadamente com presentes, pode desenvolver no córtex central, um desequilíbrio no cérebro que provoca pouca satisfação. Ou seja, as pessoas estão recebendo muitos estímulos e tendo cada vez menos sentido de realização pessoal.
Deus nunca prometeu dar a satisfação que você quer com os estímulos que você busca.
Você tem agradecido a Deus pela bênção que são seus filhos, pela esposa, marido que está ao seu lado. Você é grato pelo que tem, ou é insatisfeito com o que não tem?
Você tem dito eu te amo para essas pessoas que são bênçãos de Deus na sua vida?
Temos tantas bênçãos do nosso lado e não damos a mínima, está na hora de valorizar.
Para valorizar as bênçãos de Deus precisamos confiar no Senhor e não em homens.
Quem você está ouvindo homens ou Deus?
Mesmo passando por tantas dificuldades e desprezo o profeta Jeremias confiou plenamente no Senhor.
Não é fácil permanecer firme na vontade do Senhor, mas é possível.
Tudo que Jeremias profetizou aconteceu, a fome, sofrimento, escravidão do povo.
Jeremias também estava sofrendo e pagando por coisas que ele não fez.
Aprenda que nem sempre o que plantamos é o que colhemos. Às vezes plantamos coisas boas e colhemos coisas ruins.
Jeremias estava acorrentado junto com o povo que seria levado como escravo. Quando ele se depara como o comandante do exército, Nebuzaradã. E ao ver Jeremias o comandante diz: você é o profeta de Deus. O Senhor mandou-me aqui para tirar lhe as suas correntes, algemas e tornar-lhe um homem livre, aqui não é o seu lugar.
O comandante convida Jeremias para ir com ele. Viver num lugar onde ele poderia ter tudo que o comandante desfrutava e receberia toda a sua proteção.
Jeremias fica sem reação e por demorar a responder o comandante diz: "Volte e fique com Gedalias, filho de Aicã e neto de Safã. O rei da Babilônia colocou Gedalias como governador das cidades de Judá. Você pode ficar com ele e viver no meio do povo ou então ir para onde achar melhor".
O comandante dá presentes a Jeremias.
Jeremias foi o único que ouviu a Deus e o Senhor não o abandonou.
Deus não desprezou o amor e a obediência de Jeremias.
Se você pensa que não vale a pena amar e obedecer a Deus aprenda com essa passagem bíblica.
Talvez no seu sofrimento esteja questionando a Deus: “Por que Senhor”, “não está vendo?”
Creia como fez Jeremias Deus está vendo o seu sofrimento e a qualquer momento ele fará o mesmo que fez com o profeta Jeremias.
Seja fiel como foi Jeremias. Ele confiou em Deus e não em homens.
Talvez estejamos acostumados com muitos estímulos e pouca satisfação e por isso deixamos de agradecer por tudo que o Senhor tem feito por nós.
Deus tem feito muito por você. Deus tem abençoado muito a sua vida. Precisa confiar mais em Deus.
Confie no Senhor porque ele enviará seus soldados para lhe tirar da escravidão e te abençoar.
O Senhor através da sua palavra diz: "confia em mim, descansa em mim."
Talvez você esteja com medo das notícias que ouve todos os dias, mas o Senhor está dizendo: Não temerá más notícias; seu coração está firme, confiante no Senhor (Salmos 112.1,7)
Se você é aquela pessoa que diz o Senhor não protege, não cuida, não cura, não nos ampara está pecando contra Deus se arrependa e peça perdão ao Senhor.
Para suas lutas, dificuldades e medos Deus está lhe dizendo: “Você pode confiar em Mim; Eu vou cuidar disso. Tudo realmente vai ficar bem”.
Creia e obedeça ao Senhor e viverá as bênçãos de Deus na sua vida. O Senhor não é mentiroso Ele vai te amparar e te proteger sempre. Por que em Números 23:19 diz: “Deus não é homem, para que minta,...."
Não são os estímulos que irão lhe fazer feliz, e sim a voz do Senhor.


Igreja do Evangelho Quadrangular do Jd. Palmira e Pari.
Culto (13 de Novembro de 2016): Pastor Marlon Góes.